Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PARCERIA - Programa Terra Pronta é reafirmada entre Petrobras, Governo do Estado e prefeituras do RN


A Petrobras, o Governo do Estado, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN), assinaram nesta terça-feira (04/02), o convênio do Programa Terra Pronta para o ano de 2014. A iniciativa irá beneficiar 17 municípios do Rio Grande do Norte com apoio e incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Na edição deste ano, a Petrobras irá disponibilizar 190 mil litros de óleo diesel, que movimentarão os tratores cedidos pelos municípios para preparação motomecanizada da terra. A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Estado garantirá o fornecimento de sementes selecionadas para os bancos de sementes dos municípios, e a Emater oferecerá assistência técnica aos agricultores. A área máxima a ser preparada para cada produtor será de dois hectares.

O gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e do Ceará, Luiz Ferradans Mato, considerou que hoje é um dia de grande importância para a Petrobras, que chega aos 15 anos de projeto com boas parcerias. “O programa existe desde 1999 e desde então o sucesso é garantido devido a parceria entre a Petrobras, o Governo do Estado, a Secretaria de Agricultura, a Emater e as prefeituras.  Esse é um processo integrado, de efetivos resultados e mostra bom desempenho para o pequeno produtor rural”, disse.  

Em 2014, o projeto beneficiará cerca de 10 mil pequenos produtores rurais ao viabilizar o preparo de terra para o plantio, numa área de aproximadamente 15 mil hectares. O Terra Pronta começou a ser realizado pela Petrobras no ano de 1999 e tem como objetivo oferecer ao pequeno agricultor rural condições básicas para plantio de lavouras voltadas para a agricultura de subsistência de suas comunidades, que com a iniciativa ganham geração de renda no campo.

Em seu discurso, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini demonstrou satisfação ao assinar por mais um ano o convênio do Programa Terra Pronta, que traz  assistência ao pequeno proprietário rural. “É um prazer estar lado a lado com a Petrobras confirmando este programa que desenvolve um papel social. A Petrobras está voltada com o olhar para o homem do campo”, destacou a governadora.

Neste ano, os municípios beneficiados com o convênio são: Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Apodi, Areia Branca, Assú, Carnaubais, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Guamaré, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel e Upanema.

O prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues Filho, representou os prefeitos beneficiados com o programa e lembrou a importância do Terra Pronta para o homem do campo.  “A assinatura deste convênio contribui para o desenvolvimento das cidades, após ele nós temos evoluído muito, principalmente as cidade atingidas pela forte estiagem”. Veja discurso completo do prefeito Abelardo

Além das presenças do gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e do Ceará, Luiz Ferradans Mato; e da governadora do RN, Rosalba Ciarlini; o evento contou ainda com a participação do titular da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Bezerra Dantas; do diretor geral da Emater-RN, Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino; e do superintendente regional do Incra Valmir Alves da Silva.

 governadora Rosalba com o gerente geral da Petrobras Luiz Ferradans

Prefeitos: Fabinho(Serra do Mel), Ademar(Caraúbas), Haroldo (Felipe Guerra), Junior Benevides (Carnaubais) e Titico (Porto do Mangue)

 Parte dos prefeitos presente na solenidade

 Composição da mesa

 governadora iniciou a assinatura do Terra Pronta

 Tarcisio Bezerra Dantas, Secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca

Flávio Azevedo, diretor geral da Emater

 Gerente Geral da Petrobras no RN, Luiz Ferradans Mato

 Em nome dos prefeitos, assinou o prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues Filho 

 visão da composição da mesa

 Muitos prefeitos compareceram no evento

 prefeito Hélio de Guamaré(à esquerda)

A governadora Rosalba discursando após a assinatura

Nenhum comentário: