Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 31 de julho de 2013

CARNAUBAIS - Movimento Coletivo Carnaubaense Pró-Cultura promoverá a 1ª Conferência Livre no sábado


Com o objetivo de promover a participação social na definição de políticas públicas, o Governo Federal tem estimulado a realização de conferências temáticas nacionais com base no princípio de participação social consagrada na Constituição Federal de 1988. Constitui-se de verdadeiras arenas públicas, lugares de encontro entre sociedade e estado, espaços de trocas de saberes e experiências.

Na perspectiva de ampliar a participação popular no debate sobre a cultura e qualificar a participação de Carnaubais nas Conferências Estadual e Nacional, o Coletivo Carnaubaense Pró-Cultura está organizando a 1ª Conferência Livre de Cultura de Carnaubais, Vale do Açu. O evento tem sua programação anunciada para este sábado, dia 3 de agosto, às 16h30, no Recanto das Artes Francilúzio Martins, centro da cidade.

Os resultados da 1ª Conferência Livre de Cultura de Carnaubais serão protocolados e encaminhados para as Conferências Estadual e Nacional obedecendo às regras da Portaria nº 33, de 16 de abril de 2013, do Ministério da Cultura, art. 22, publicada no Diário Oficial da  União (DOU), em 17 de abril de 2013. A 3ª Conferência Nacional de Cultura acontecerá em Brasília, entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013. 

O Coletivo Carnaubaense Pró-Cultura é um singelo agrupamento de cunho artístico-cultural aberto a todos os cidadãos da terra dos carnaubais que se motivem a compartilhar ideias e apontar de fato a luz da democracia cultural. A primeira ação do Coletivo Carnaubaense Pró-Cultura foi solicitar, através do Poder Legislativo, por meio do vereador Wanderley Mendes (PMDB), a realização da 1ª Audiência Pública da Cultura, realizada no último dia 3 de julho.

Validada pela participação popular, foram aprovados em plenária vários indicativos. Um deles, uma reunião com o prefeito Luiz Cavalcante, "Luizinho" (PSB), para discutir os motivos que o levaram a extinguir a Secretaria de Cultura e a Coordenação de Artes da Secretaria de Educação e Cultura do município. Também foi deferida a proposta de criação da Comissão Permanente de Cultura na Câmara.

Essa Comissão Permanente será constituída pelos vereadores que se fizeram presentes à audiência pública ou que enviaram seus representantes para o debate. Outro ponto aprovado naquela oportunidade foi justamente a realização da 1ª Conferência Livre de Cultura de Carnaubais. A programação oficial, dia 3 próximo, será iniciada às 16h30 e deverá se prolongar até algo em torno das 20h, encerrando com uma apresentação artístico-cultural no local da realização.

O Mossoroense

Nenhum comentário: