Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SAÚDE

Câncer pode ser tratado com cirurgia minimamente invasiva

Um procedimento inovador na área da urologia garante o tratamento do câncer renal através de cirurgia minimamente invasiva. A Laparoscopia, ou Videolaparoscopia, é realizada através de lentes potentes, microcâmeras e monitores de vídeo e acarreta apenas em pequenas incisões ao paciente. Em Natal, alguns urologistas já realizam o procedimento, inclusive, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme explica o urologista Edson Jovino, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Rio Grande do Norte, o procedimento apresenta inúmeras vantagens sobre outras formas de cirurgia. A maior é a mínima invasão cirúrgica no organismo, já que são feitas apenas incisões 0,5 e 1 cm para observações do interior da cavidade abdominal. “Através dessa técnica na maioria dos casos, é possível retirar o tumor e preservar o rim”, explica o médico. A rápida recuperação do paciente e menor índice de dor pós-operatório também são alguns benefícios.

Por se tratar de um procedimento delicado e de complexidade mediana, é necessário alto nível de formação do urologista responsável, por isso a Laparoscopia ainda é realizada por um número restrito de profissionais em Natal. Alguns planos de saúde na cidade, por exemplo, não oferecem em seu quadro clínico médicos habilitados para a realização da cirurgia.

“Por isso é importante que os pacientes tenham conhecimento da existência do método e procurem profissionais que possam realizar para evitar serem submetidos a cirurgias complexas e invasivas sem necessidade. Para os usuários do SUS, por exemplo, o Hospital Onofre Lopes dispõe de médicos capacitados para realizar a Laparoscopia”, completa o urologista Edson.

Nenhum comentário: