Brasília -  No primeiro dia de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mais de 700 mil inscrições foram realizadas ontem. Esse número ultrapassa mais de um milhão quando se considera que cada candidato tem o direito de fazer até duas opções de curso universitário. Até o final da tarde, a Universidade Federal do Rio de Janeiro liderava o maior número de registro de estudantes: 22.297.

Em seguida estão a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Federal Fluminense. Em relação ao ano passado, o número de vagas em todo país cresceu 16%, passando de 108.552 ofertas para 129.319 este ano, em 3752 cursos.

O número de instituições também aumentou de 95 para 101 escolas federais públicas. O prazo de escolha termina às 23h59 da sexta-feira. A inscrição é exclusivamente pela internet.

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. . O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro.

Mercadante nega vazamentos

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, negou ontem que o vazamento de informações de candidatos ao Sisu tenha colocado em risco a segurança do exame. Durante sete minutos, na madrugada, dados como nomes, telefones e notas no Enem de alguns estudantes ficaram visíveis para quem acessava a página.

“Nos primeiros minutos da abertura, quatro a cinco estudantes entraram na página que dava acesso a alguns dados. Não pode alterar nada, não tem nenhuma implicação ou desdobramento e foi imediatamente corrigido. Tudo andou com toda segurança e estabilidade”, disse o ministro, na posse dos reitores da Universidade Federal do Rio Grande, Cleuza Dias, e da Universidade Federal de Pelotas, Mario Delpino.