Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 17 de abril de 2012

VALE DO AÇU

Danos no canal do Pataxó e falta de chuva preocupa agricultores
 
 Além da seca que castiga o município de Ipanguaçu, no Vale do Açu, um novo problema preocupa os agricultores. Os inúmeros danos no Canal do Pataxó, que leva água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o rio, têm impedido a perenização do rio que a cada dia fica mais seco. Além disso, a Prefeitura detectou que existem muitos desvios levando água de forma irregular para propriedades privadas. 

Ontem, enquanto o prefeito Leonardo Oliveira buscava agendar uma reunião em Natal com o secretário Gilberto Jales, sobre o assunto, agricultores e sindicalistas se reuniram com representantes da Prefeitura para pedir uma solução. Joíldo Lobato, que representou o prefeito, reconheceu a necessidade de uma medida urgente por parte do Governo do Estado. 

"As plantações desses agricultores estão em situação bastante complicada. Precisamos de uma resposta imediata para solucionar o problema, ou esses agricultores terão toda a safra perdida", teme Joíldo. 

O agricultor José Maria da Silva, mais conhecido como "Zé tenente", morador do Sítio Sacramentinho, vivencia esta situação. Segundo ele, grande parte do leito do rio está com nível de água muito baixo ou seco. "Tenho dois mil pés de banana e cabeças de gado. Estou driblando essa situação, só não sei até onde vou aguentar. A banana não passa muito tempo sem água", desabafa preocupado. Ipanguaçu é um dos 139 municípios que decretaram estado de emergência.

Danos
Com nove quilômetros de extensão, o Canal do Pataxó, em condições normais, possibilita a irrigação de uma área de mais de 2.500 hectares. Sua construção, realizada em parceria pelos governos estadual e federal, custou quase R$ 5 milhões aos cofres públicos. 

Em abril do ano passado, o canal se rompeu. O "remendo", realizado para garantir o transporte de água, foi provisório e, segundo a própria Caern, diminuiu consideravelmente a vazão d'água.

defato.com

Nenhum comentário: