Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 20 de abril de 2012

FIQUE SABENDO
Técnica revela o quanto o sol destrói a sua pele
Fotografia ultravioleta mostra porque os cuidados com a pele são essenciais.

 

Se você já viu imagens do pulmão de um fumante, sabe que há motivos para ficar preocupado. Mais do que saber dos malefícios do cigarro, quando vemos o que ele causa na prática o alerta se torna mais efetivo e aumentam as chances de que as pessoas reflitam sobre o problema.

No caso dos cuidados com a pele a situação não é diferente. Muitas vezes não nos damos conta no dia a dia do quão prejudicial podem ser os efeitos do sol incidindo diretamente no rosto. Contudo, é possível conferir como o passar dos anos agiu diretamente sobre a sua pele.

Uma das ferramentas mais utilizadas nesse sentido é a fotografia UV. Ela é capaz de mostrar em detalhes quais são os pontos mais afetados da pele na área fotografada. Entretanto, apesar de ser eficaz essa é ainda uma técnica muito cara.

Por conta disso, pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, estão estudando a possibilidade de usar sinais reais de suscetibilidade ao câncer de melanoma – como sardas, cabelos ruivos ou olhos azuis – para apontar possíveis marcas na pele. O relato foi publicado no Journal of the American Academy of Dermatology.

No estudo foram analisados cerca de 600 meninos e meninas com idade de 12 anos. Aqueles que apresentavam maior probabilidade de desenvolver um câncer de pele também foram os que mais tiveram a pele marcada pelos efeitos do sol quando estudados a partir de uma fotografia UV.

Tecmundo

Nenhum comentário: