Memorial às vítimas de Covid

domingo, 15 de abril de 2012

CONCURSO

Abertas inscrições para o concurso "Jovem cientista"

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já pode se inscrever no 26º Prêmio Jovem Cientista (PJC), entre os dias 9 de abril e 31 de agosto, pelo endereço eletrônico http://www.jovemcientista.cnpq.br/.

O projeto realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) destina-se a pesquisadores, estudantes de graduação e alunos do ensino médio e será entregue no Palácio do Planalto pela Presidente da República.

Neste ano, o evento, que conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho (FRM), Gerdau e GE, tem como tema “Inovação Tecnológica nos Esportes”, visando a estimular pesquisadores e estudantes a voltarem suas atenções para o setor esportivo e se alinharem com as demandas governamentais de incentivo à área, devido à realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil.

A premiação é dividida em quatro categorias: Graduado, estudante de Ensino Superior, Estudante de Ensino Médio e Mérito Institucional.

Além disso, haverá uma Menção Honrosa ao pesquisador que obtiver destaque em toda a sua trajetória com os trabalhos relacionados ao tema. Já os orientadores dos primeiros colocados nas três categorias principais receberão um notebook cada um.

Nesta edição, graduados e estudantes da UFRN podem inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas:
1. Gestão esportiva empreendedora e inovadora;
2. Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte;
3. Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Esporte, tais como: tecnologias de jogos digitais; internet; softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade etc.;
4. Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos;
5. Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas;
6. Tecnologias têxteis com a geração de “tecidos inteligentes” aplicados aos esportes;
7. Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos;
8. Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como: novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais;
9. Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho;
10. Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Os vencedores ganharão bolsas de estudo do CNPq e os primeiros colocados em cada categoria participarão da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2013.

Informações e inscrições: www.jovemcientista.cnpq.br

Divulgação da AGECOM.

Nenhum comentário: