Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 22 de março de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

No Dia da Água deputados questionam políticas públicas para o setor

No Dia Mundial da Água os problemas de abastecimento no interior e na zona rural do RN foram abordados pelo deputado Fernando Mineiro (PT). O parlamentar também criticou o fato de no Brasil se viver o que chamou de o “mito da fartura”, sem que a sociedade se dê conta das questões relativas ao cuidado e uso consciente e mencionou o problema da alta concentração de nitrato na água que abastece alguns bairros de Natal.

“Esse recurso finito é estratégico e fundamental para a humanidade. E no Brasil temos uma água bastante mal distribuída. Nosso país tem uma cultura sobre o uso da água que certa forma prejudica a população”, disse Mineiro.

O parlamentar citou exemplos de desperdício, como a água tratada ser usada para a lavagem de calçadas, carros e para aguar os canteiros nas ruas. “Essa é a mesma água tratada pela Caern, a um alto custo, que consumimos”, criticou. Entre as cidades com problemas no abastecimento, Mineiro citou Luis Gomes, onde há 144 dias a população passa privações. “Mas não é só lá, quem conhece o interior do RN sabe das dificuldades de acesso à água”. 

O deputado citou ainda a rede de adutoras, que não estaria sendo suficiente para atender às demandas atuais. Entre elas, a adutora Monsenhor Expedito, cuja projeção inicial já foi superada. “É preciso pensar a questão da política pública da água de uma maneira muito séria. Temos no Brasil uma oferta de água bastante mal distribuída”. 

Água no Seridó
Os deputados Márcia Maia (PSB), Hermano Morais (PMDB) e Vivaldo Costa (PR) também reforçaram a preocupação com a situação de algumas cidades interioranas. Márcia citou o município de Caicó, que tem alguns distritos onde o abastecimento não é regular. 

Vivaldo Costa disse que no Seridó a população daquela região não teria conseguido sobreviver sem o represamento da água, com a construção de barragens e açudes. Disse que o Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta feira merece uma reflexão sobre a problemática do abastecimento no interior do Estado. 

Segundo o parlamentar, é preciso que sejam feitos estudos sobre a qualidade da água potável disponível para a população. “No Seridó a água era muito escassa, mas com a construção de açudes como o Itans e o Passagem das Traíras, o povo de Caicó consegue viver melhor do que em outras regiões. Temos um carinho muito grande quando o assunto é água” disse.

Assessoria

Nenhum comentário: