Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 27 de julho de 2022

ECONOMIA - Exposição promove desenvolvimento do setor agropecuário no Vale do Açu

A programação prevista para a segunda edição da Exposição Agropecuária de Assú (ExpoAssú) deverá movimentar a principal cidade da região do Vale do Açu e atrair, neste fim de semana, um público estimado em 5 mil pessoas em torno da Arena Dnocs, que fica ao lado do Ginásio de Esportes Arnóbio Abreu. O evento é promovido, entre os dias 29 e 31 de julho, pela Prefeitura do Assú, Governo do RN, por meio da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Estado (SAPE), do Sebrae e Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), e conta com a parceria do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) e do Escritório Regional da Emater, Banco Mundial, Idiarn, Emparn, Senar, Caixa e Agência de Fomento (AGN).
O objetivo da 2ª ExpoAssú é somar esforços entre diversas instituições para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Assú e nos demais municípios da região. A programação do evento é composta por exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, feira da agricultura familiar, exposição e comercialização de animais. A estrutura da exposição foi montada para abrigar praça da alimentação, estandes para 24 expositores e 100 currais, onde ficarão concentrados os animais a serem expostos e comercializados.

Na exposição, o Sebrae terá um espaço, a Arena Sebrae, de 300 metros quadrados, onde serão realizadas palestras, painéis com empreendedores rurais e oficina de corte de ovinos. O local comporta até 200 pessoas para participarem das capacitações ofertadas. O foco será trabalhar a gestão da propriedade rural, tornando a fazenda mais eficiente e produtiva, por meio de boas práticas do manejo alimentar, sanitário e reprodutivo melhorando resultados na qualidade do rebanho. Alinhado a essa perspectiva, será abordado o tema de sucessão familiar no empreendimento rural.
Dentro da programação do fórum, que acontece no dia 29, está prevista uma reunião com os secretários de agricultura do Vale do Açu, uma rodada de crédito para o setor rural e uma oficina de corte de carnes de ovinos. Entre as oficinas que serão disponibilizadas, estão programadas para o sábado (30) as de empreendedorismo no campo e sucessão familiar, manejo de ordenha e a produção de forragem em consórcio. Também haverá demonstração dos benefícios da inseminação artificial.

Durante a ExpoAssú, será lançado o Programa Mais Pecuária Brasil, uma iniciativa que consiste em promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte da agricultura familiar, com adoção de protocolo, que inclui, por exemplo, o fornecimento de sêmens. O programa é gratuito e os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca do Assú. Além da Arena das capacitações, o Sebrae estará com quatro estandes para atender produtores com as soluções voltadas para o agronegócio.

Agenciasebrae

Nenhum comentário: