Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 27 de maio de 2014

ESPORTE - Em boa fase, América e ABC jogam logo mais à noite

O início da série B de 2014 tem se mostrado promissor para a dupla potiguar ABC e América. Os dois times estão bem dentro da competição, inclusive aparecendo na parte de cima da tabela, bem diferente da realidade vivida pelos clubes em 2013. Ao término da 7ª rodada da temporada passada, ambos ocupavam a zona de rebaixamento. 

O alvirrubro aparecia na 18ª posição, com apenas seis pontos e um aproveitamento de 29%,  enquanto o alvinegro era o lanterna, com apenas dois pontos, com um péssimo aproveitamento de apenas10% e enfrentava uma crise interna muito grande, sem dinheiro para reforçar o elenco.

Mas, tudo parece ter mudado de uma temporada para a outra e o que se vê dentro de campo são dois times competitivos e, até certo ponto, surpreendentes. O ABC está na quarta posição, com 13 pontos e um aproveitamento de 61.9% dos pontos disputados. O América não fica muito distante, aparecendo na sexta colocação, com 10 pontos e com 47.6% de aproveitamento. Números que fazem os torcedores sonharem com uma das vagas na série A de 2015, o que não parece tão improvável em relação ao que vinha se pensando antes do início da competição.

De acordo com o site Chance de Gol, especializado em estatísticas no mundo do futebol e probabilidades, as equipes potiguares tem boas chances de, primeiro, não temer pelo rebaixamento e depois,  brigar por uma das quatro vagas de acesso para a primeira divisão do próximo ano.  Segundo o portal, o ABC tem apenas 8.4% de chances de cair para a série C do Brasileiro em 2015, enquanto a situação do América é ainda mais confortável, com 7.1% de probabilidade de ser rebaixado.

Além do fato das duas equipes estarem brigando pelas primeiras colocações, alguns jogadores estão se destacando individualmente. Três atacantes (Dênis Marques, do ABC e Max e Rodrigo Pimpão, ambos do América), estão brigando pela artilharia da competição, todos com quatro gols, uma a menos do que os goleadores máximos da série B, Edno, da Ponte Preta e Jael, do Joinville, que já marcaram cinco gols até o momento na competição.

A defesa do ABC vem se mostrando sólida, com apenas cinco gols sofridos em sete jogos, sendo a terceira melhor da competição. Já seu ataque marcou nove gols. O setor defensivo americano é o ponto que o técnico Oliveira Canindé precisa melhorar. Em sete rodadas, sofreu 11 gols, na média, mais de um por jogo e é a terceira pior da disputa. Já o ataque, vem funcionando mais do que o do ABC e já balançou as redes adversárias em 12 oportunidades, sendo o segundo mais positivo da competição, perdendo apenas para o líder, América/MG, que já marcou 15 gols no total.

Nenhum comentário: