Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SAÚDE - Nutricionista alerta para os riscos da obesidade

Mariana Vieira e Boaventura
Nutricionista - CRN6 8305
Outubro é o mês das crianças, certo? Mas não são apenas elas que devem ser lembradas nessa época. No dia 11 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Obesidade, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia. 

O excesso de peso faz milhares de vítimas todos os anos, por isso a data tem o objetivo de conscientizar a população a mudar os hábitos alimentares e estimular medidas preventivas.

A nutricionista Mariana Vieira e Boaventura alerta para os riscos do chamado "mal do século", a obesidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2002) a obesidade é uma enfermidade crônica multifatorial caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura, promovendo alterações morfológicas e fisiopatológicas associadas a varias doenças, reduzindo a qualidade de vida e aumentando a taxa de mortalidade.

De acordo com a nutricionista Mariana Vieira e Boaventura a obesidade é uma doença marcada pelo desequilíbrio de diferentes sistemas do organismo. 

Esse desequilíbrio acarreta uma série de fatores que podem levar a ocorrência de várias doenças, como: diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doenças ortopédicas, dislipidemias e alguns tipos de câncer.


Mariana vem desempenhando um excelente trabalho no município de Alto do Rodrigues/RN


Nenhum comentário: