Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SAÚDE - Aumento da Aids no RN será debatido na Assembleia Legislativa

A incidência de Aids no público masculino no RN aumentou de 1,5 homem para uma mulher, em 2000, para 2,5 homens para uma mulher, em 2012. Esse e outros aspectos da doença serão debatidos na Assembleia Legislativa, dia 4 de dezembro, por iniciativa da deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

A audiência pública marcará a Semana Mundial de Luta contra a Aids no Estado, e reunirá especialista para tratar de prevenção, diagnóstico, tratamento e outras ações. “Vamos produzir um conjunto de propostas para aperfeiçoar o enfrentamento à Aids no Rio Grande do Norte”, explica a parlamentar.

Preocupação
O debate é necessário, segundo Larissa, porque o RN registrou 3.594 novos casos de Aids entre 2000 e 2012, dos quais 67% em homens e 33% em mulheres – quase dois homens infectados para cada mulher. Os dados foram divulgados no último dia 15 pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

 “Há preocupação que o total seja maior do que os números oficiais, e que existam pessoas sem saber que são portadoras do vírus HIV, disseminando a doença sem consciência disso”, alerta Larissa, lamentando que 287 gestantes tenham sido diagnosticadas com Aids entre 2007 a 2012, segundo a Sesap

defato.com

Nenhum comentário: