Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 29 de outubro de 2013

SAÚDE - Acidente Vascular Cerebral (AVC), é a segunda doença que mais mata no Brasil


O AVC ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. Ele é a segunda causa de morte no mundo, responsável por 6 milhões de mortes a cada ano e a principal causa de incapacitação por conta das sequelas que pode deixar.  Ele não se limita apenas ao doente e a suas funções afetadas, mas abrange a família, interferindo e modificando a vida social, as atividades e as relações pessoais e profissionais de todos. No Brasil, o AVC é a principal causa de morte. A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência desta doença, contabilizando 100 mil mortes anuais. 

No entanto, isso é mais do que uma estatística de saúde pública. Atrás dos números estão vidas reais. Todos estão em risco e a situação pode piorar com a complacência e a inércia. A campanha comemora não apenas o fato de que o AVC pode ser prevenido, mas que os sobreviventes de AVC podem recuperar-se totalmente e manter sua qualidade de vida com o tratamento de urgência e com o cuidado e apoio adequado a longo prazo.

“1 em 6” é o tema da Campanha Mundial de AVC desde 2010, em 2012 lançando o slogan "AVC...eu me importo", que continua em 2013. Além focar nos fatores de risco, sinais de alerta e a urgência do tratamento do AVC, a campanha enfatiza a importância do cuidado pós AVC, da familia, dos cuidadores  e das associações de suporte aos pacientes. 

A luta contra a doença que afeta 1 vida a cada 6 segundos ganha importância a medida que cada vez mais pessoas se mobilizam para combater este problema. Uma das principais armas na luta contra esta doença é o conhecimento. A campanha celebra o seu importante papel como condutora entre a comunidade que luta  contra o AVC e o público em geral para esclarecer a desinformação sobre o AVC:

Nenhum comentário: