Memorial às vítimas de Covid

sábado, 13 de abril de 2013

ALTO DO RODRIGUES

Mais saúde para todos, secretaria de saúde implanta o Grupo de Trabalho Intersetorial



Na tarde desta sexta-feira, 12, na Câmara Municipal, a secretaria municipal de saúde deu início a um programa de grande importância no governo municipal. O GTI (Grupo de Trabalho Intersetorial) que tem como objetivo atender com qualidade toda a população. 

A reunião contou com representantes de diversas secretarias como determina o programa e a abertura do evento ficou no comando da secretária municipal de saúde, Maria Auxiliadora da Silva Sena (Dôra) que  destacou o empenho do prefeito em implantar o programa no município, já que é uma ótima ferramenta para avançar na saúde, educação e assistência de toda comunidade.

O GTI tem o objetivo de gerenciar todas as ações do PSE (Programa Saúde na Escola) que por sua vez cntribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).


Entre outros assuntos na pauta, ficou definido em reunião que a secretaria de educação ficaria responsável por trabalhar a área rural e a secretaria de saúde com a área urbana.

GRUPOS DE TRABALHO
A proposta de coordenação do PSE por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais é centrada na gestão compartilhada, numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações são realizados, coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. As decisões são compartilhadas por meio de análises e avaliações construídas intersetorialmente. O trabalho no GTI pressupõe, dessa forma, interação com troca de saberes, poderes e afetos entre profissionais da saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais. Os GTIs devem ser compostos, obrigatoriamente, por representantes das Secretarias de Saúde e de Educação e, facultativamente, por outros parceiros locais representantes de políticas e movimentos sociais (cultura, lazer, esporte, transporte, planejamento urbano, sociedade civil, setor não governamental e setor privado, entre outros).

O prefeito Abelardo Rodrigues já designou os membros integrantes de formação do GTI, responsável pelo monitoramento das ações realizadas pelo PSE Programa de Saúde na Escola, são eles: Da secretaria de saúde Dôra, Antonio Flávio, Maria Jackeline, Soledade e Jayne; Da secretaria de educação Irani Cunha, Francisca das Chagas (Galega) e Iara Rodrigues. Representando a secretaria de assistência social, Wennia Medeiros. A lista ainda consta uma representante das Escolas Maria de Fátima Silva da Cunha (Fatinha) e concluindo a lista um representante dos alunos Enderson Trinny Lopes dos Santos.

Já ficou definido uma programação para o dia 28, data festejada mundialmente em memória às vítimas de acidentes relacionados ao trabalho. Mas a programação terá início de 22 a 26 e no dia 28 é o dia "D".

Os participantes saíram da reunião entusiasmado em poder oferecer um melhor serviço aos cidadãos altorodriguenses e, principalmente aos alunos da rede municipal.

Nenhum comentário: