Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CURIOSIDADE


Quais são os dez exércitos mais poderosos do mundo?

Rankings de poderio bélico são polêmicos, mas, em qualquer lista desse tipo, quem aparece no topo é o exército dos Estados Unidos (só para simplificar, usamos "exército" na nossa pergunta como sinônimo popular de Forças Armadas, incluindo aí Exército, Marinha e Aeronáutica). 

Além de armas arrasadoras, os americanos têm um efetivo de 1,4 milhão de soldados (só perdem para os chineses nesse quesito) e torram uma fortuna com os militares: por ano, são 329 bilhões de dólares, o que dá 1 138 dólares por habitante, um dos maiores gastos do mundo. Eleger o senhor dos exércitos foi fácil, mas descobrir o resto do ranking foi uma guerra. 

Encaramos a batalha e montamos uma primeira versão da lista com base nas informações do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês), a mais conceituada organização independente que monitora a situação dos exércitos de todo o mundo. Das estatísticas do IISS, tiramos três dados comparativos: o efetivo de cada exército, os gastos militares totais e per capita. 

Mas, como a tecnologia e o poder dos armamentos também contam valiosos pontos, decidimos avaliar o arsenal de cada nação recorrendo à análise de Ricardo Bonalume Neto, jornalista da Folha de S.Paulo especializado em assuntos militares - são dele os comentários nos quadros ao lado. 

Além dos dez mais, Bonalume chama a atenção para outros dois países fortes: Japão e Alemanha. "Os japoneses têm navios, tanques e canhões que não devem nada em termos de tecnologia aos americanos. Os alemães também contam com um exército bem equipado. O destaque é o tanque Leopard 2, um dos melhores de todos os tempos."

mundo estranho

Nenhum comentário: