Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 9 de abril de 2012

AÇÃO


MP lança o Núcleo de Justiça Restaurativa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte realizou o lançamento do Núcleo de Justiça Restaurativa. O Projeto é uma iniciativa das Promotorias de Justiça da Educação em parceria com o Departamento de Gestão Escolar (DGE) da Secretaria Municipal de Educação, e tem por objetivo construir estratégias para solucionar conflitos no ambiente escolar a partir da parceria com escolas, família e comunidade. 

O Núcleo é financiado pelo MP/RN em parceria com o Ministério da Justiça e vai funcionar no prédio das Promotorias de Justiça da Educação (Av. Marechal Floriano Peixoto n° 550), contando com uma equipe multidisciplinar composta de psicóloga e assistente social, coordenada pelo Promotor de Justiça Raimundo Silvio Dantas Filho. 

O Projeto vai atuar inicialmente no âmbito municipal, a partir da realização de círculos restaurativos nas escolas, que consistirão em reuniões com os envolvidos no suposto conflito na presença de um membro do Núcleo, das famílias e da comunidade. 

O MPRN realiza eventos voltados ao lançamento do Núcleo de Justiça Restaurativa. Na terça (03-04) foi realizado um Workshop de Justiça Restaurativa com o palestrante Antônio Carlos Ozório Nunes, que é Promotor de Justiça do estado de São Paulo e autor do livro “Como restaurar a paz nas escolas”. 

O evento foi direcionado à equipe do Núcleo, Diretores e Coordenadores de Escolas Municipais e Presidentes de Conselhos Escolares Municipais. Na ocasião foram trabalhadas estratégias de combate à violência nas escolas, tais quais gerenciamento positivo do conflito, relação de parceria através do diálogo e identificação de sentimentos e necessidades daqueles envolvidos na situação.

No dia 04/04, o Núcleo foi oficialmente lançado na Procuradoria-Geral de Justiça pelo seu Coordenador Promotor de Justiça Raimundo Silvio em parceria com o Palestrante Antonio Carlos, o qual reforçou a importância do papel do Ministério Público em parceria com a família, sociedade e escola na solução dos problemas gerados pela violência. 

Estiveram presentes a equipe multidisciplinar que atuará no projeto, representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, UFRN, coordenadores e professores da rede municipal.

Nenhum comentário: