Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

GUAMARÉ

Rebelião de presos na DP movimentou toda a cidade.

DETENTA ATEIA FOGO EM UMA DAS CELAS GERANDO REBELIÃO NA DELEGACIA. POLÍCIA MILITAR E GUARDAS MUNICIPAIS SÃO APLAUDIDOS PELA POPULAÇÃO POR CONTER OS APENADOS.
Celas destruídas pelos os detentos
 
Ontem, por volta de meio dia, o blog cobriu uma chamada de uma prisão que a polícia de Guamaré tinha realizado de um bandido extremamente perigoso, foragido do presidio.

Pois bem... Por causa deste preso logo cedo gerou revolta nos apenados, pois o preso recapturado tinha cometido um homicídio em Macau e era foragido da justiça, havia na cela das mulheres uma parenta da vitima, vendo que o local não era seguro para o prisioneiro, o subtenente conduziu o criminoso para Baixa do Meio enquanto resolvia sua transferência para o presídio.

Por volta das 22:00h uma das presas por nome de Regina ateou fogo no colchão, as outras celas ficam perto uma da outra, fato que gerou fumaça e os apenados não conseguiam respirar.
 
Regina, detenta que ateou o fogo
 
Foi neste exato momento que iniciou uma rebelião, havia apenas um policial na delegacia, devido às festividades do verão vivo na cidade, os demais policiais estavam em diligência.
 
 
Cerca de 40 presos dividem espaço projetado para 24 pessoas, quando o policial de plantão percebeu a extensa movimentação ligou para o subtenente Carlos pedindo apoio, e pediu também a ajuda da Guarda Municipal para conter os apenados.
 
Detentos não fugiram, ficaram na frente da delegacia aguardando segunda a ordem do Subtenente
A cidade de Guamaré logo tomou conhecimento da rebelião, moradores e comerciantes fecharam as portas, o pânico tomou conta da cidade devido o medo dos presos de invadirem e tentarem entrar nas casas como rota de fuga.
 
 
Os apenados destruíram diversas celas, motivo da rebelião era uma forma de sobrevivência em meio ao fogo, os presos além terem destruídos as celas, tinha todos os motivos para fugirem. 
 
Policia Militar, G T O e Guardas controlaram a rebelião
Com a chegada da guarnição da policia militar (subtenente Carlos - Cb- Albuquerque - Sd - Pedro - Sd - Carvalho - Sd - Elton) e da guarda municipal, que logo cercou a delegacia, a primeira atitude do subtenente e os demais policiais foi apagar o fogo, moradores perto da delegacia ajudaram cedendo água, depois o sub Carlos pediu aos apenados que não fugissem, toda a guarnição com arma em punho pediu aos presos que fossem para o lado da delegacia enquanto era feita a contagem.
Curiosos na frente da delegacia em busca de noticias
Muitos curiosos foram até a delegacia saber o que de fato estava acontecendo, o subtenente pediu reforço ao comando de Macau, que logo enviou o GTO, enquanto o subtenente Carlos com os demais policiais e Guardas acalmavam os apenados, foi neste meio tempo que chegou o apoio do GTO - Grupo Tático de Operações dando total apoio a guarnição em Guamaré.
 
 
Com o fogo alguns presos ficaram feridos na confusão, e foram encaminhados para o Hospital Manoel de Lucas em Guamaré. O problema, de acordo o subtenente  Carlos foi intoxicação por fumaça. Depois da destruição, parte da carceragem foi interditada e todos os presos foram levados para uma das alas da cadeia.
 
 
Uma reunião ainda na manhã desta segunda-feira (16) deve definir se haverá transferência de presos, e serão avaliados os estragos e reformas necessárias.
 
 
Depois de toda rebelião controlada, a população de Guamaré aplaudiu os policiais, a guarda municipal e o GTO envolvidos na operação.

NOTA DO BLOG: Os aplausos da população a guarnição, aos guardas e ao GTO, provam o que o blog vem sistematicamente falando neste espaço, os policiais honram de fato a farda que veste, a guarda municipal mereceu os aplausos da população.

Tanto o blog como toda população Guamareense acredita que hoje logo cedo o prefeito em exercício Emilson Borba Cunha “Lula” irá contribuir como gestor municipal para conserto da delegacia que foi uma boa parte destruída pelos os apenados.

Tenho certeza que eletricistas e encanadores, pedreiros dentre outros profissionais serão conduzidos exclusivamente pela Secretaria de Obras para ajudar na reconstrução da delegacia da cidade.

A delegacia fica bem no centro da cidade e perto de muitas residências, que na realidade não deveria nem mais existir por questão de segurança da população.

Bem sabemos que esta responsabilidade é extremamente do estado, mas diante do poder econômico e da urgência que o caso requer, a prefeitura de Guamaré deve fazer sua parte, e se fizer divulgaremos aqui neste espaço e se não fizer também divulgaremos, ou a prefeitura irá esperar pelo o estado?.

O que levou os apenados não fugirem?

Primeiro foi que a Guarnição de Policiais e a Guardar Municipal chegaram a tempo Record, segundo foi respeito e disciplina dos apenados a corporação, o subtenente ao chegar na delegacia pediu que nenhum fugissem e todos obedeceram. O blog parabeniza a equipe de policia de Guamaré que vem realizando e prestando um estimável serviço a população Guamareense, ao Grupo Tático de Operações de Macau que chegaram em Guamaré em tempo hábil para dá apoio, a guarda municipal que vem ganhando a confiança da população a cada dia que passa.

Fonte: guamareemdia

Nenhum comentário: