Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

 IPANGUAÇU

Festival de Folclore alia o resgate de tradições à inclusão social de crianças e jovens

Resgatando tradições e exaltando a cultura popular, a Prefeitura de Ipanguaçu promove nesta sexta-feira (26), através da Secretaria de Cultura e Turismo, o III Festival do Folclore. O evento cultural tem início a partir das 18 horas no Espaço Cultura da Praça Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Neto, o Folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo, graças à miscigenação do nosso povo e também a questões sociais. “Historicamente, houve no Brasil uma diferenciação entre as classes, reforçada pelas supostas diferenças raciais e pela distribuição da população, distanciando os vários grupos e absorvendo influências de culturas como a africana e a indígena.

Neste Festival do Folclore, vamos abordar essas questões, fazendo uma viagem pelas manifestações que integram a cultura popular das regiões do Brasil, dando ênfase, em grande parte, à cultura local”, explicou o secretário, que cita como exemplo de manifestações folclóricas o samba, o carnaval, as festas juninas e religiosas, o bumba-meu-boi, entre outras.

O III Festival do Folclore de Ipanguaçu será especialmente destinado aos alunos das escolas municipais, integrando os projetos sociais da Prefeitura de Ipanguaçu. As escolas trabalharam o tema em nove aulas, durante um mês.

Dessa forma, foram levados aos alunos conhecimentos sobre as manifestações populares locais, regionais e nacionais, desenvolvendo o hábito de pesquisa, incentivando o gosto pela leitura e valorizando a arte, a música e a dança, bem como as crenças e costumes populares.

“São ações de regate cultural, mas, também, de inclusão social de crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento cultural do povo do nosso município”, ressalta Fernando Neto.

Nenhum comentário: