sexta-feira, 31 de outubro de 2025

PARNAMIRIM - Nova diretriz do Ministério da Saúde confirma modelo de combate às arboviroses de excelência que já funciona na cidade.


A Prefeitura de Parnamirim reuniu nesta sexta (31) os Agentes de Combate às Endemias para alinhar o trabalho de campo às novas diretrizes do Ministério da Saúde. O momento revelou um cenário incomum: o município já aplica há algum tempo, e com resultados de excelência, a principal mudança preconizada pelo novo Manual de Enfrentamento às Arboviroses, publicado em maio de 2025.

De acordo com o MS, passa a ser obrigatório o monitoramento entomológico do mosquito Aedes Aegypti por meio das ovitrampas como o "ponto de partida" oficial para as estratégias de combate, o que em Parnamirim é uma prática recorrente que já foi premiada nacionalmente pela excelência dos resultados. O uso das ovitrampas, que são verdadeiras armadilhas, permite a classificação das áreas em alto, médio e baixo risco, direcionando as ações de campo prioritariamente para aquelas de risco mais elevado. Detalhe: os dados são atualizados semanalmente - quando o MS sugere que a avaliação pode ser feita mensalmente - o que garante que os territórios nunca fiquem abandonados.


Antes da iniciativa MonitorArbo (https://portal.conasems.org.br/brasil-aqui-tem-sus/reportagens-especiais/75_monitorarbo-projeto-de-combate-as-arboviroses-em-parnamirim-vai-alem-do-monitoramento-de-focos), os agentes de endemias visitavam os imóveis sem o cruzamento das informações com os dados sobre as doenças. Depois de implementado na cidade - e mais ainda com a nova diretriz - os imóveis em áreas de baixo risco poderão ser monitorados apenas pelas ovitrampas, liberando os ACEs para atuar em áreas mais prioritárias.

Prova da eficiência dessa política pública é que em 2024, mesmo quando uma epidemia de arboviroses assolou o estado, Parnamirim conseguiu controlar seus índices e não precisou entrar em situação de emergência, ao contrário do que ocorreu em diversas outras cidades. Por esse motivo, a nova diretriz nacional valida o modelo estratégico já adotado pelo município há anos, o que reforça uma atuação técnica e inteligente por parte da Secretaria de Saúde de Parnamirim. Um novo levantamento está previsto para o mês de novembro e deve comprovar a manutenção desse nível satisfatório na cidade.



Nenhum comentário: