sexta-feira, 24 de outubro de 2025

PARNAMIRIM - Experiência do município com disciplina ‘Cidadania Digital’ foi referência em Simpósio sobre Comportamento na Internet.

Rodrigo Xavier, do setor de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação, foi um dos palestrantes do painel "Tecnologias e Educação: Qual o papel dos educadores em um novo mundo digital?", que encerrou o 10º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, ocorrido nos dias 21 e 22 em São Paulo, compartilhando a experiência pioneira da cidade com a implementação da disciplina de Cidadania Digital.

Durante o debate, que também contou com representantes do Ministério da Educação (MEC) e de outras entidades, Xavier destacou a iniciativa que rendeu reconhecimento ao município: a adaptação do conteúdo da disciplina de Cidadania Digital para estudantes do ensino fundamental, por meio do projeto “Patrulha Digital”, que abordou temas como o combate às fake news e o cyberbullying.

As crianças são incentivadas a observar e dialogar sobre comportamentos na internet junto a seus familiares em uma relação que transcende a sala de aula. O trabalho dos docentes de Parnamirim já havia sido reconhecido, com a premiação do professor Hery Thiago.

No caso do Patrulha Digital, a experiência prática resultou em reconhecimento regional de Parnamirim no âmbito do Rio Grande do Norte. A equipe do município foi convidada a integrar o Grupo de Trabalho para a construção do documento curricular de computação que vai guiar os passos do Rio Grande do Norte nos próximos anos.

Rodrigo disse que a equipe está focada no processo de construção desse componente, um trabalho que requer muita atenção porque grande parte dos temas abordados no ambiente digital são muito polemizados atualmente, como a necessidade de incluir diversidade nos currículos escolares.

O Painel 4 - Tecnologias e Educação, que contou com a participação do parnamirinense, pode ser assistido por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=YXSFXuAAjY4&t=5461s. A contribuição de Rodrigo Xavier reafirma e consolida a cidade como um polo de boas práticas e inovação na formação de jovens para um uso seguro, ético e responsável da internet no cenário educacional brasileiro.

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