Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 11 de julho de 2022

SAÚDE - Brasil tem 36 milhões de vacinas da gripe paradas em postos de saúde


Foto: Reprodução.

Duas semanas após o Ministério da Saúde prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população, os postos de saúde no país acumulam 36,4 milhões de doses paradas. Das 79,9 milhões de doses distribuídas pelo governo federal, somente 43,5 milhões foram aplicadas. Isso equivale a 54,4% do total.

Os dados foram analisados pelo portal Metrópoles, com base em material publicado pela LocalizaSUS, plataforma de prestação de contas do Ministério da Saúde. A reportagem considerou dados publicados até a última sexta-feira, 08.

Ainda segundo as análises, da população alvo – crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores – somente 57,9% recebeu a proteção. O grupo é composto por 54,7 milhões de pessoas.

As gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e crianças sequer atingiram a marca de metade do público imunizado.

Veja o percentual de vacinação, subdividido por categoria do público alvo
Puérperas – 42,2%
Povos indígenas – 59,3%
Gestantes – 41,1%
Crianças – 48,3%
Trabalhadores da saúde – 63,5%
Idosos – 62,7%
Professores – 52,7%

A campanha, desde o início, vinda em um ritmo lento. O Ministério da Saúde, na tentativa de alavancar os números, prorrogou a campanha até 24 de junho (inicialmente, terminaria em 3 de junho). Com a baixa procura, a pasta liberou a imunização de toda a população.

Nenhum comentário: