Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 8 de abril de 2016

VOCÊ SABIA? Golpes potentes começam nos pés

 
A força do soco que acerta o rosto do rival e o derruba na lona começa nos pés. Isso mesmo, no boxe, as pernas são essenciais, tanto para defender quanto para atacar. "Você não dá o golpe só com o braço, tem que rodar o corpo todo", afirma Adriana Araújo, medalha de bronze nos Jogos de Londres-2012.

Para ter força para acertar o adversário e fôlego para aguentar a luta, os atletas fazem trabalho de musculação e corrida, que ajuda ainda quando têm de perder peso. Exercícios específicos ajudam a fortalecer a áreas para afetadas por lesões: ombros, punhos e cotovelos. Adriana, por exemplo, faz treino de sombra (quando o atleta simula golpes sozinho) segurando pesos de 1 kg ou 2 kg, para fortalecer a musculatura usada quando ela golpeia.

"A musculação também ajuda o boxeador a aguentar melhor os socos. Se o braço ou o abdome estão mais fortes, é mais fácil bloquear os golpes", afirma Cláudio Aires, técnico da seleção. Os boxeadores têm golpes básicos para usar. O segredo da luta é saber combinar sequências deles. O mais usado é o jab, cerca de 70% do tempo. Ele serve como preparação para outros mais potentes, como o direto, e também para testar a atenção do rival e manter distância dele. O boxeador só entra no ringue se estiver no peso certo. Muitos atletas recorrem a dietas e corridas, às vezes usando casacos, para provocar a perda de peso -podem chegar a perder de 5 kg a 10 kg. Após a pesagem, no dia anterior à luta, no entanto, voltam a comer normalmente. E ganham peso perdido.

Nenhum comentário: