Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ESTADO - Zika tem mais de 6 mil suspeitas

Hospital Pedro Bezerra, na zona norte de Natal, tem maior registro de microcefalia por ser referência para casos de média e alta complexidade na rede Sus
O Estado tem 73 casos de zika vírus confirmados e  6.261 notificações desde janeiro deste ano, embora o Ministério da Saúde diga que a introdução no Brasil do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – o mesmo da dengue e chikungunya -, tenha sido a partir de maio. Os dados foram repassados pela subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Kristiane Carvalho Fialho. 

Em relação ao vírus da dengue,  até o dia 7 de novembro (semana epidemiológica 44), a Sesap confirma 5.528 casos dentre 26.577 casos suspeitos notificados. Segundo a Sesap, os municípios com maior número de casos de zika vírus eram, até ontem, Natal (22) - que responde por 30,14% dos casos da doença no Estado, contra 69,86% do interior -, Parnamirim (14) e Guamaré (10). 

Kristiane Fialho admite também, que pode ocorrer subnotificação de casos desta doença, a exemplo do que acontece com outras patologias. No caso do zika tem um agravante, “porque é uma doença nova pra gente, começou a circular na África (anos 40) e é muito parecida com os sintomas da dengue e da febre chikungunya”, avalia.

Nenhum comentário: