Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

BRASIL - Centrais propõem pacto para destravar setor de petróleo e gás

Representantes das Centrais Sindicais –  CTB , Força Sindical, Cut, UGT, Nova Central e CSB – e do Dieese, lançaram o movimento “Recuperar e Fortalecer os Empregos no Brasil – Soluções políticas e institucionais para reativar o setor de petróleo, gás, construção e naval”.

Do encontro ocorrido nesta segunda-feira (9), na sede do Dieese, em São Paulo, saiu uma agenda de manifestações em defesa do emprego no setor de petróleo, gás e construção, justamente para enfrentar os efeitos da Operação Lava Jato na cadeia produtiva deste setor. Os atos vão acontecer nos dias 3/12 em São Paulo, no dia 8/12, no Rio de Janeiro e 9/12 no Congresso Nacional, em Brasília”.

Há uma preocupação central sobre a Petrobras que, desde o início da Operação Lava Jato vem sofrendo com o travamento de crédito e a suspensão de negócios, o que tem impacto direto na perda de postos de trabalho na cadeia produtiva do petróleo e gás. Atualmente, por conta da Lava Jato, empresas investigadas estão sendo impedidas de continuar obras e projetos já iniciados e de participarem de licitações.

Estudo recente do Ministério da Fazenda calcula que só o refluxo nas ações da Petrobrás, pode representar retração de 2% no PIB na economia brasileira, causando importante impacto na já aguda crise econômica e política.

As centrais sindicais propõem a formação de uma frente para destravar o setor de petróleo e gás que envolve, por um lado, possibilitar que a União recupere das empreiteiras investigadas na Lava Jato as somas em dinheiro desviadas, por outro, que estas mesmas empreiteiras e prestadoras de serviço que atuam nos projetos ligados à Petrobras possam retomar as atividades do setor. Atualmente elas estão impedidas de prosseguir nas obras e projetos já iniciados e de participarem de novas licitações.

Nenhum comentário: