Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

MUNDO - Terremoto de 8,3 graus na costa do Chile deixa ao menos cinco mortos

Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter atingiu a costa do Chile perto de Illapel, segundo o Serviço Geológico dos EUA, afetando várias regiões do país. O tremor deixou ao menos cinco mortos e 12 feridos. Uma pessoa está desaparecida. O sismo teve seu epicentro localizado por volta das 20h, no mar, a 54 quilômetros de Illapel, e ocorreu a 25 quilômetros de profundidade — a pouco mais de 230 quilômetros de Santiago.


Segundo Aleuy, foi decretada zona de catástrofe na província de Choapa, epicentro do terremoto, o que coloca a região sob autoridade militar e agiliza a entrega de recursos.Mais cedo, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, afirmou que o governo ainda está analisando se é preciso declarar estado de exceção, o que restringiria a circulação de pessoas.

Dois dos mortos viviam na região de Coquimbo, a mais afetada pelo tremor. Uma das mortas, Lisette Araya, de 35 anos, vivia na localidade de Illapel, e morreu devido à queda de um teto. Victoria Flores, de 20 anos, faleceu pela queda de uma rocha em Montepatria. Um homem, cuja identidade é desconhecida, tinha 86 anos e morreu de ataque cardíaco em Maipú.Foi emitido um alerta para tsunamis em toda a costa do país — onde ondas já invadiram cidades — e também em outros países no Pacífico. Pelo menos 15 réplicas de tremores foram registradas, uma delas de 7,6 graus. Resquícios foram sentidos também em São Paulo.

Nenhum comentário: