Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 18 de março de 2015

IPANGUAÇU - Prefeitura promove campanha de doação de sangue em parceria com hemocentro

Secr. de Saúde, Tales Praxedes
Diariamente pacientes em centenas de unidades hospitalares precisam de transfusão de sangue. Pesando nisso a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde promovem em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e o Hemocentro de Mossoró a campanha de doação de sangue no município no próximo sábado, dia 21.

Segundo o secretário de Saúde, Tales Alves Praxedes, classifica que doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor. A campanha criada pretende mobilizar toda a população para a doação espontânea, habitual e responsável. “Pretendemos contribuir para despertar do exercício da cidadania e nos tornando agentes transformadores. Foi centrando nessa perspectiva, que observamos a necessidade de trabalharmos juntos o fortalecimento e cultura à doação de sangue em nosso município”, fala o gestor da pasta.

A mobilização doação já acontece durante toda essa semana no município, através dos profissionais de saúde, no sábado o dia “D” de doação acontecerá a partir das 7h da manhã em frente ao Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira. 

Para doar é necessário ter peso - de no mínimo - 50 quilos; ter entre 18 e 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Serviço 

O que: Dia “D” da Campanha de Doação de Sangue;
Quando: Dia 21 de Março – Sábado; 
Onde: Em frente ao Centro de Saúde Tirbúrcio Freire - Rua 23 de Dezembro nº 28, bairro Centro;
Horário: A partir das 7h da manhã.

Nenhum comentário: