Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 23 de julho de 2014

G1CE - Ceará e mais dois estados têm o menor nº de candidatos a governador

Ceará, Acre e Roraima, com quatro cada um, são os estados com menos pedidos de registro de candidatos a governador. Igualam-se, com quatro candidatos ao Senado cada, o Acre e o Ceará. São Paulo e Alagoas, com nove cada um, e Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com oito cada, são os estados com mais pedidos de registro de candidatos a governador. Para o cargo de senador o estado do Pará lidera (11), seguido de Amapá e São Paulo, os dois com dez pedidos de registro cada.

Balanço divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza 821 pedidos de registro de candidaturas no Ceará. Segundo dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014), administrado pelo tribunal, são quatro candidatos a governador, quatro candidatos a vice-governador, quatro a senador,  204 a deputado estadual e 605 a deputado federal.

Em todo o Brasil, foram contabilizados  11 pedidos de registro de candidatos a presidente da República, 171 a governador de Estado, 181 a senador, 6.749 a deputado federal, 16.235 a deputado estadual e 1.003 a deputado distrital (DF) nas Eleições Gerais de 2014. Os números ainda poderão ser alterados porque os pedidos de candidaturas estão em avaliação pela Justiça Eleitoral.

São Paulo e Rio de Janeiro detêm mais pedidos de candidatos a deputado federal, no caso 1.354 e 1.068. São Paulo (1.987) e Rio de Janeiro (1.977) têm também mais pedidos de registro a deputado estadual. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com mais vagas na Câmara dos Deputados, respectivamente 70, 53 e 46. Tocantins (55) e Acre (63) têm menos pedidos para deputado federal. Já Sergipe (174) e Piauí (245) foram os estados que receberam os menores números de registro para deputado estadual.

DivulgaCand
No Divulgacand é possível consultar dados sobre os candidatos, como seu número na urna, partido, nome e composição da coligação que o apoia, situação de seu pedido de registro, nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de sua campanha, declaração de bens e certidões. No caso dos candidatos a presidente da República e governador de Estado, as propostas de governo também estão disponibilizadas. Para acessar o sistema, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.



Nenhum comentário: