Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 24 de abril de 2014

ALTO DO RODRIGUES - Prefeitura se antecipa e comemora o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

profissionais realizaram um bom trabalho. fotos: secom
A prefeitura municipal se antecipa e já comemora o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial que será comemorado em todo o país no sábado, 26. A Secretaria de Saúde promoveu na manhã de hoje ações de aferição da pressão arterial com apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em três locais estratégicos.

Uma tenda foi armada em frente a prefeitura municipal, a segunda tenda ficou nas proximidades do Supermercado Soberano e a terceira tenda em frente a agência bancária da Caixa Econômica Federal. 

Mais de 300 pessoas verificaram a pressão arterial e receberam orientações sobre a prevenção e tratamento da Hipertensão arterial. Os profissionais também identificaram um pequeno grupo de pessoas que estavam com a pressão alta e não sabiam, e foram orientados a procurar imediatamente o Posto de Saúde mais próximo da residência.

Oito profissionais participaram da intervenção (mobilização): 3 técnicos de enfermagem (Toinho, Jane e Vanusa) e 4 do NASF (fisioterapeuta Lillian, psicologa Tatiana Marinho, Assistente Social Maíza Fonseca e o educador físico Thomas Magnum) e 1 uma estagiária Assistente Social Anaílza.

A realização desse tipo de evento é de suma importância, pois muitas pessoas não sabem que são hipertensos e a verificação da pressão arterial, anuncia o primeiro sinal para procurar imediatamente o médico. "A prefeitura está de parabéns por disponibilizar profissionais nas Ruas para verificar a pressão arterial

O educador físico Thomas Magnum convida a todos participar do grupo de atividade física na Academia da Terceira Idade às segundas, quartas e sextas, às 5h.

 Moradora verificando a pressão arterial
 em seguida, recebendo orientações de prevenção
 Na tenda em frente a Caixa Econômica Federal também recebeu usuários

 a bela Nininha não perdeu tempo e verificou a pressão.

 Nas proximidades do Supermercado Soberano tenda recebeu visitas

 Depois de verificada a pressão, usuário recebeu orientações

Hipertensão
Conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma das doenças que mais matam no Brasil. É um mal silencioso e a ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico, que muitas vezes só é feito quando o paciente apresenta complicações. Uma das formas para evitada a hipertensão é a aferição de pressão de forma regular e da adoção de um estilo de vida saudável.

A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal, ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecido popularmente como 12 por 8. A doença atinge, em média, 25% da população brasileira e embora não tenha causas exclusivamente genéticas, se a doença é comum na família, o paciente apresenta mais chances de sofrer com pressão alta.

“Existem fatores específicos que levam à hipertensão. O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco que levam a pessoa a desenvolver a doença. Assim como sedentarismo e ingestão excessiva de sal”, afirma Célia Holanda, coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da SMS.

Nenhum comentário: