Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

HOMENAGEM - Socern recebe homenagem pelos 17 anos de atuação no RN

A Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern) foi homenageada nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa pelos 17 anos de atuação no estado. 

A proposição da deputada Márcia Maia (PSB) também lembrou o dia internacional das pessoas com deficiência, comemorado na terça-feira passada. O RN é o 8º entre os estados da federação com o maior número de pessoas com deficiência em situação de miséria.

“O desafio de todos os atores sociais comprometidos com a construção de um país melhor é o de não deixar morrer o sonho de construção de uma sociedade pautada em relações solidárias e justiça social. Necessitamos de políticas públicas intersetoriais e articuladas, que contemplem as diversas dimensões da vida humana. não apenas uma questão de assistência social, apesar de incluí-la”, disse.

O presidente da Casa, deputado estadual  Ricardo Motta (PROS), destacou a importância da propositura. “É uma bandeira do Poder legislativo e dos servidores da Casa. A inclusão social não só das pessoas com maior idade e Sindrome de Down,  nosso próximo projeto é trabalhar com a inclusão de pessoas dependentes químicas”, afirmou.

De acordo com dados apresentados pela deputada Márcia Maia cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência. Quase 46 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência: mental, motora, visual ou auditiva. esse número corresponde a 24% da população total do Brasil. A constatação faz parte do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É importante pensar em ações complementares que dêem as motivações para que este grupo possa avançar de maneira mais independente, garantindo um caminho mais sólido para assegurar a cidadania e a qualidade de vida, direito constitucional garantido a todos”, destacou Márcia Maia.

A presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Márca Maria, disse que a instituição vem realizando um trabalho com o objetivo de obter o número real do total de pessoas com deficiência no RN. O monitoramento é inédito e passará pelos 167 municípios do estado. “A luta é grande, às vezes até desigual, mas é muito válida. O conselho vem fazendo o que é possível para que as questões de acessibilidade sejam efetivadas, mas a acessibilidade não se restringe às calçadas e prédios públicos. Tem que começar desde quando essa pessoa sai de casa”, afirmou.

O trabalho realizado pela Assembleia Legislativa foi elogiado pelo o presidente da Socern, Ronaldo Tavares, antes de falar sobre o trabalho que realiza há 17 anos. “A AL vem fazendo um bom trabalho em bem incluir a cidadania e dignidade das pessoas com deficiência. Nossa luta não tem sido fácil, mas tem sido estimulante a cada dia. Pois aumenta a nossa responsabilidade ao longo destes 17 anos. Lutando contra a falta de recurso, de comprometimento do poder público, de pessoas que querem ocupar um lugar que é nosso. É preciso que não deixemos que muitas vezes, pessoas que chegam de páraquedas para ocupar nossos espaços. É preciso saber que existem pessoas que estão amplamente envolvidas nesse trabalho”, disse.

Nenhum comentário: