Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ESPORTE - Gafes, celebridades e cenas inusitadas marcam história de sorteio da Copa

Bisneto de Jules Rimet retirou bola do sorteio do mundial
de 1938
A gafe cometida por Alex Atala no sorteio da Copa das Confederações em 2012 – o renomado chef sorteou uma posição no grupo A para o Uruguai, ao invés de uma do grupo B, como havia sido estabelecido – gera expectativa para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que acontece nesta sexta-feira. Ainda que o incidente não se repita na Costa do Sauípe, as gafes e fatos bizarros não são nada incomuns na história dos sorteios das edições anteriores da Copa.

Primeiros passos
A primeira edição do sorteio, em 1930, seguiu um formato bastante diferente do atual. Na época, não existiam eliminatórias, e diversas seleções foram convidadas para disputar o torneio, sediado no Uruguai. Para as equipes europeias, a viagem de navio poderia levar até três semanas, por isso o sorteio só aconteceu dias antes da Copa, após a chegada das delegações a Montevidéu. Apenas 13 equipes compareceram, e o modelo mata-mata, planejado inicialmente, foi substituído por quatro grupos.

A edição seguinte foi bem mais animadora, com 32 seleções buscando participar. Dentre elas, os Estados Unidos chamaram a atenção quando perderam o prazo de inscrição para o Mundial. Para conquistar uma vaga, tiveram que derrotar o México em um playoff classificatório, mas o esforço acabou sendo em vão: foram recebidos na primeira fase com uma sonora goleada diante da anfitriã Itália, por 7 a 1, e acabaram dando um rápido adeus ao campeonato.

No sorteio do Mundial de 1938, realizado em Paris, na França, coube ao bisneto do então presidente da Fifa, Jules Rimet, a retirada das bolinhas do pote. O garoto era tão pequeno que precisou ficar em pé sobre a mesa para colocar a mão dentro dos potes. Rimet deu nome a taça da Copa do Mundo de 1946 até 1970, ano em que ela foi conquistada definitivamente pelo Brasil. Aqui, acabou roubada e derretida em 1983. 
A Copa na Suíça, em 1954, marcou a primeira vez que o sorteio dos grupos aconteceu no ano anterior à disputa: o evento foi realizado em novembro de 1953, em Zurique. Foi também a consolidação do modelo de grupos, que havia sido adotado em 1950 no Brasil, com objetivo de evitar que as seleções europeias cruzassem o mundo para disputar apenas um jogo, e, em caso de derrota, retornar.

Problemas
A primeira grande saia justa na história dos sorteios aconteceu em 1974, na Alemanha. Um inocente garoto, escolhido dentre os membros de um coral infantil de Berlin para apanhar as bolinhas, cometeu o inimaginável, sorteando no mesmo grupo a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. O fato gerou uma repercussão enorme, mas o jogo aconteceu, com vitória da Alemanha Oriental. Foi a rival, entretanto, que acabou levantando a taça.

Se o ocorrido em 74 foi mais um acaso do destino do que um erro, o mesmo não pode ser dito de 1982. O sorteio da Copa na Espanha teve uma inovação: máquinas foram as responsáveis por capturar as bolinhas. Os equipamentos eletrônicos, entretanto, revoltaram-se contra os humanos, ao melhor estilo "Exterminador do Futuro". A Escócia foi sorteada no grupo errado, e parte do sorteio teve que ser refeita. Dentro de campo, a Copa foi quente, considerada uma das melhores da história. As máquinas do sorteio, por sua vez, acabaram na geladeira, abandonadas para as próximas edições.

Calçada da fama
A Itália, em 1989, deu o pontapé inicial nas apresentações glamorosas e espetaculares que atualmente marcam o sorteio. Um verdadeiro time de estrelas, formado por nomes como o tenor Luciano Pavarotti e a atriz Sophia Loren, povoaram a festa ao lado de lendas do futebol como Pelé e Bobby Moore, em meio a apresentações de ópera e rock.
A presença de astros passou a ser uma marca registrada dos sorteios, repetindo-se em 1994, em Las Vegas, capital do espetáculo norte-americano, e nas edições subsequentes. Estrelas do showbizz como o cantor Juanes, a cantora Anastacia e a modelo Heidi Klum dividiram os palcos com os maiores nomes da história do futebol.

Xaveco
No sorteio da Copa de 2010, na África do Sul, a principal atração foi a bela atriz local Charlize Theron. Como provavelmente aconteceria com muitos homens nessa situação, o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, pareceu assanhar-se um pouco ao lado da musa. Charlize mostrou certo constrangimento com os sorrisos e toques no braço de Valcke, e um clima estranho tomou conta de alguns momentos do sorteio.

Frases de efeito
Os sorteios das copas são raras ocasiões na qual o presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem a oportunidade de atender jornalistas do mundo todo e dar sua opinião sobre as principais discussões do futebol moderno. Nos últimos anos, o mandatário da entidade máxima do futebol não tem economizado nas opiniões polêmicas.
Em 2004, afirmou a uma rede de televisão suíça que o futebol feminino seria mais popular se as jogadoras utilizassem "shorts mais justos". Em 2010, ao anunciar o Catar como anfitrião da Copa de 2022, brincou dizendo que os torcedores homossexuais que fossem ao país árabe deveriam "evitar atividade sexual" – a homossexualidade é considerada crime no país árabe.

2014
O sorteio desta sexta-feira, na Costa do Sauípe, já rendeu polêmica com a escolha dos apresentadores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima. Com o movimento Bom Senso F.C. contestando o calendário do futebol brasileiro, as manifestações populares que ocorreram durante a Copa das Confederações e o atraso nos preparativos para a Copa do Mundo, não faltam assuntos espinhosos para receberem os comentários de Sepp Blatter. Em meio a um clima festivo, com diversas atrações musicais, as gafes e os micos sempre podem dar o ar de sua graça.

Nenhum comentário: