Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ESTADO - MP promove seminário internacional sobre violência doméstica

O Ministério Público do Rio Grande do Norte realiza amanhã e depois, dias 05 e 06/12, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, o I Seminário Internacional de Violência Doméstica Contra a Mulher – Uma Experiência de Intercâmbio Maine/EUA e RN/Brasil. O evento revela a iniciativa da Instituição pelo fortalecimento de parcerias estratégicas no combate aos índices preocupantes de violência doméstica e familiar.

O seminário é uma idealização do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar (NAMVID), através da sua Coordenadoria, em parceria com o Programa Companheiros da América, tem o objetivo de capacitar membros, servidores e estagiários do MPRN, e também é aberto à sociedade.

Para a Coordenadora do NAMVID, Promotora de Justiça Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, a importância do evento consiste na capacitação de agentes locais em torno da prevenção e do combate aos casos de violência doméstica, através da troca de experiências com convidados que trabalham em outras partes do País e também no exterior.

Durante os dias de realização do evento, quinta e sexta-feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a realidade local dos presídios e sobretudo dos projetos desenvolvidos no âmbito social através das universidades, do Ministério Público Estadual e da sociedade civil organizada.

“Após o seminário, será realizada uma capacitação com diretores e gestores de escolas municipais para definir novas ações para o combate aos números crescentes de casos de violência no Estado” antecipou a Coordenadora do NAMVID.

O seminário é voltado também para juízes, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação e integrantes de movimentos sociais de defesa da mulher e sociedade em geral. Na programação estão os painéis de debate sobre “Resposta da Violência Doméstica no Local de Trabalho”; “Impacto da Exposição à Violência Doméstica nas Crianças”; “Programa de Agressores Como Parte da Resposta Coordenada da Comunidade e Prevenção”; e “Intervenção: Abuso no Relacionamento entre Adolescentes – diálogo com as escolas, com as atuais perspectivas de combate à violência”.

Entre os palestrantes estrangeiros estão Faye Luppi (Diretora do projeto de parceria de intervenção na violência no Condado de Cumberland, Maine/USA); Shawn Lagrega (Diretor adjunto do Serviço de pré-julgamento em 11 dos 16 condados no Maine); Andre Janelle (Juiz de Direito desde 1986 – Maine/USA); e Karen Wentworth (Diretora de serviços de prevenção e supervisora do Programa de prevenção de abuso jovem adulto -YAAPP- e dos serviços de crise familiar).
 

Hoje à tarde, na sede da PGJ, em Candelária, a Coordenadora do NAMVID, apresentou ao Procurador-Geral de Justiça Adjunto, Jovino Pereira da Costa Sobrinho, a comitiva de palestrantes do I Seminário Internacional de Violência Doméstica Contra a Mulher.
 

O Procurador-Geral de Justiça Adjunto deu as boas vindas ao grupo, desejou boa estadia em Natal e destacou o compromisso da Instituição com a causa do combate à violência doméstica e familiar.


Nenhum comentário: