Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 19 de novembro de 2013

NOMINUTO.COM - Ricardo Motta aponta que Pros tem capital eleitoral de 400 mil votos

O recém criado partido Pros - que teve criação formalizada no dia 24 de setembro - sendo constituído como o 31º partido político do país foi um dos temas da entrevista do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (Pros) ao RN Acontece da Band nesta terça-feira (19). 

Ricardo Motta descreveu o partido como "grande" e contabilizou ou votos da legenda no Rio Grande do Norte. "Hoje temos a maior bancada na Assembleia e na Câmara de Vereadores de Natal. Nosso capital eleitoral é de 400 mil votos o que representa quase 20% do eleitorado potiguar", comentou. 

O cálculo foi feito somando os votos dos deputados, prefeitos e vereadores eleitos em outras legendas, mas que se uniram no Pros. "Na Assembleia temos os deputados Gilson Moura, Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes, Gustavo Carvalho e eu e somos a maior bancada da Casa", comentou.  

Ricardo Motta destacou ainda que o Pros tem maioria dos vereadores nas Câmaras de Macaíba, Assú e Caicó e tem prefeitos e vereadores em todas as regiões do Rio Grande do Norte. "O partido será ouvido e terá vez nas eleições 2014. Nós temos uma filosofia de apoiarmos a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT) e vamos nos unir aos partidos que tem o mesmo ideal", comentou.   

Sobre a atuação dos deputados na Assembleia Legislativa em relação ao Governo, Ricardo Motta disse que o Governo "não pode reclamar". "Nossos deputados tem atuação correta e o Governo não pode reclamar da postura dos parlamentares da Assembleia".

Em relação a mudança de postura política de Ricardo Motta, o deputado respondeu que o o "partido é independente", diferente do comportamento anterior que era de apoio ao governo Rosalba Ciarlini (DEM). "Vamos aguardar as matérias que chegarão lá [na Assembleia]. Os vetos apreciados, deputados votarão livremente – quer seja do Pros, quer não seja – mas temos a consciência tranquila de que o Governo não tem o que reclamar porque sempre formos parceiros do RN", comentou. 

A política partidária também foi comentada pelo presidente da Assembleia que comentou a decisão de migrar para o Pros e não para o PP como havia sido anunciado. "Fui surpreendido pelo desconvite de Betinho. Nós tínhamos um entendimento nacionalmente e o deputado Betinho Rosado nos procurou e disse que teria o controle do PP. Então, eu não concordei [e ainda bem que eu não tinha ido para o PP ainda]. Na verdade foi um desconvite. Ele chegou comunicando e vi com naturalidade até porque as pessoas me disseram que nos compromissos dele, ele escorregava. Na semana anterior eu tive uma reunião eu, ele, a governadora Rosalba Ciarlini, o ex-deputado Carlos Augusto e Esdras e sobre o PP [..] Mas o futuro dirá quem tinha razão ou não", justificou.

O pleito de 2014 também foi alvo de comentários do deputado que disse que era natural o debate. "Os partidos que tem como ideal a reeleição de Dilma devem se unir e cada partido vendo o que for melhor para o seu lado [..] E vamos nos entender. No Rio Grande do Norte temos grandes partidos que convergem para isso como o PMDB, PSD e PR", detalhou.

O processo de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) - que está sendo analisado na Assembleia Legislativa - e tem como relator Hermano Morais (PMDB). "A Comissão está avaliando e se for necessário o pedido será lido em plenário. Durante o processo a Assembleia pode solicitar ao Governo do Estado as informações sobre as finanças do Estado". 

Durante a entrevista, Ricardo Motta falou ainda sobre o corte de 10,74% do orçamento. "Nossos técnicos analisaram e disseram que não dá o percentual. Constatamos que o valor foi 4%. Então, o que foi contingenciado, está sendo cumprido? São fatos que estão vindo a tona e que os deputados tem todo o direito de questionar.

O orçamento para 2014 também foi alvo de perguntas. Ricardo Motta apontou que a Assembleia apresentou um valor de R$ 370 milhões e o governo, de R$ 260 milhões. "Estamos tentando o diálogo com os outros poderes e o orçamento deverá ser votado até meados de 2014", frisou.

O resultado do concurso da Assembleia Legislativa e a convocação dos aprovados também foi comentada. Ricardo Motta confirmou que os aprovados no concurso da Assembleia Legislativa só serão convocados no próximo ano.
nominuto.com

Nenhum comentário: