Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 26 de novembro de 2013

HISTÓRIA - Outros novembros na história da Polícia Militar do RN

Organização da Força Policial da Província 
Em 04 de novembro de 1836, o Presidente da Província João José Ferreira de Aguiar sancionou a Resolução nº 27, a qual organizou a Força Policial da Província passando a ser denominada de Corpo Policial da Província do RN, elevando o efetivo policial para 120 homens. Apesar da Força Policial ter sido criada em junho de 1834 pelo Presidente da Província Basílio Quaresma Torreão, anualmente a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comemora sua data de organização concedendo aos seus integrantes a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, em homenagem ao Soldado Luiz Gonzaga morto durante confronto com os comunistas em novembro de 1935. 

Resistência do Regimento Policial Militar à Intentona Comunista em Natal 
No dia 23 de novembro de 1935 irrompe em Natal a Intentona Comunista impetrada pelos militares do 21º Batalhão de Caçadores do Exército, tendo sido recolhido ao quartel do 21º BC pelos revoltosos o Dr. João Medeiros Filho, Chefe de Polícia do RN. O Major Luís Júlio do Regimento Policial Militar organizou a resistência ao levante comunista em Natal, concentrando a luta armada no Pelotão Montado, na Casa de Dentenção e no Quartel da Salgadeira (foto), sendo neste último local onde foi morto o Soldado Luiz Gonzaga de Souza quando resistia à revolução comunista. No dia 29 de novembro do mesmo ano, após encerrada a Intentona Comunista, o Major Luís Júlio publica o Boletim Regimental nº 23, no qual promoveu, por ato de bravura ao posto de Cabo de Esquadra o Soldado da Cia de Metralhadoras Luiz Gonzaga, "falecido quando combatia heroicamente na defesa deste quartel no dia 24 por ocasião do levante comunista que rebentou neste Estado" (Transcrição do Ato de Promoção).

Criação do Centro Integrado de Operações Aéreas - CEIOPAER 
Em 12 de novembro de 2002, foi instituído pelo Decreto nº 16.467/2002 na estrutura organizacional da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN o Centro Integrado de Operações Aéreas - CEIOPAER, com a finalidade de gerenciar o controle, a integração e otimização do emprego em missão aérea em atividades policiais preventivas, repressivas, salvamento e de defesa civil. O CEIOPAER foi criado pela necessidade de modernização das atividades operacionais de Segurança Pública por meio de rádiopatrulhamento aéreo, tornando-se uma máquina operacional policial ágil e compatível com as necessidades e interesses da coletividade.

Nenhum comentário: