Memorial às vítimas de Covid

sábado, 30 de novembro de 2013

DEZEMBRO VERMELHO - Mais de 3.500 adultos foram diagnosticados com Aids no RN

O Rio Grande do Norte registrou mais de 3.500 casos de AIDS em adultos, num período de doze anos. Os números foram divulgados hoje pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), na véspera da data em que é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Para celebrar a data, ações para incentivar o diagnóstico precoce serão realizadas na capital.

O dia é comemorado em 1º de dezembro. Além do combate à Aids, a SESAP vai atuar também preventivamente contra outras doenças, como a sífilis, as hepatites B e C. Os usuários receberão indicação acerca do tratamento gratuito, que é garantido pelo Sistema Único de Saúde. Além disto, orientações quanto à prevenção também serão oferecidas aos usuários.

Segundo os dados da Sesap, entre 2000 e 2012 foram registrados 3.594 casos de Aids em adultos, no Rio Grande do Norte. Para tentar reduzir essas estatísticas é que o Governo do Estado do RN montou uma programação variada que atenderá várias áreas da capital.

A programação do Dia Mundial, que será no próximo domingo, começa com dois passeios ciclísticos organizados pela Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN) e ONG Baobá.

Em Natal, os ciclistas se concentram às 7h30, em frente ao Supermercado Nordestão do bairro Santa Catarina, na Zona Norte. Na cidade de Santa Cruz, a concentração será na Praça da Matriz de Santa Rita de Cássia, às 15h30.

No mesmo dia, a Sesap realiza das 9h às 15h a entrega de preservativos na praia da Redinha. A programação prossegue até o dia 20 com palestras de orientação e prevenção, a realização de seminários de prevenção às DSTs com foco na terceira idade e a inauguração, no dia 04, da Academia de Saúde, no Complexo Cultural da Zona Norte.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins da Silva, a população terá acesso aos testes rápidos, durante este mês, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE), além de postos montados em locais de grande movimentação de pessoas como praças e feiras, de acordo com a proposta local.

HOMENS DETÊM MAIORIA DOS CASOS
Dos 3594 mil casos de Aids em adultos no RN, 67% correspondem ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres.

Segundo a nota divulgada pela assessoria da Sesap, “a faixa etária mais frequente é a de 30 a 39 anos, porém chamamos a atenção para as faixas etárias de 13 a 24 anos e acima de 60 anos por apresentarem um crescimento significativo”.
defato.com

Nenhum comentário: