Memorial às vítimas de Covid

sábado, 5 de outubro de 2013

TRIBUNADONORTE-Procon multa três agências do BB

Caixas eletrônicos quebrados ou desligados, sem cédulas para saque ou mesmo papel para impressão; depósitos e pagamentos inviabilizados. Tudo isso provocou o descontentamento da população e, numa reação em cadeia, a ação do Procon Estadual. O órgão resolveu multar três agências do Banco do Brasil por falhas no oferecimento dos serviços. Ontem, entre o final da manhã e o início da tarde, as agências da Avenida Rio Branco, na Cidade Alta; da Avenida Afonso Pena, no Tirol; e também a do Natal Shopping receberam a visita do fiscal do Procon com o documento da autuação em mãos.

O movimento nacional de greve dos bancários completou ontem 15 dias de duração e segue com força no Rio Grande do Norte. Com 100% de adesão em Natal e, por volta de 75%, no interior, a paralisação vem trazendo transtornos à população. Ontem a TRIBUNA DO NORTE visitou seis agências do BB,  da Caixa Econômica e do Bradesco de Natal e constatou os problemas, sendo os principais a falta de dinheiro nas máquinas e a não realização de depósitos. No caso do BB, a que apresentou mais problemas foi a da Cidade Alta, uma de maior movimento na capital.

O valor das multas ao BB não foi oficialmente divulgado pelo Procon, mas segundo o diretor geral do órgão, Ney Lopes Júnior, cada agência deve pagar em torno de R$ 5 milhões, valor calculado pelo Programa de Dosimetria do Ministério da Justiça, que estipula a penalidade com base na quantidade de reclamações que a instituição recebe  e pela dimensão dos lucros da empresa.

O subcoordenador de fiscalização Manoel Ionaldo Pereira foi o encarregado de entregar a autuação nas mãos dos gerentes. Na agência da Rio Branco, o bancário não quis assinar o documento, algo que não impede a execução da multa. “Vamos multar mais as [agências] que forem necessárias. Caso continuem no erro, seremos mais incisivos”, afirmando ainda que no BB da Cidade Alta, das 22 máquinas, apenas duas estavam realizando saques.

O fiscal diz que a notificação ao BB foi feita na quarta-feira, dando um prazo de 24h para a adequação. Isso foi feito na superintendência da instituição, que representa todas suas agências. A sede da Caixa Econômica Federal no RN também foi notificada, assim como as diretorias dos outros bancos privados do Estado. Na segunda-feira (7) a fiscalização vai promover mais visitas, inclusive no interior do RN.



“Muitos consumidores reclamam nas agências, mas é preciso oficializar isso no Procon para que resolvamos a situação. Muitas vezes, o cliente não comparece ao Procon e isso freia nossa atuação porque não podemos inclui-la no programa do Ministério da Justiça”, orientou  Ney Lopes. Ainda segundo ele, o BB garantiu que na próxima segunda-feira a fiscalização já encontraria o atendimento normalizado. As penalidades para uma agência vão de uma multa, como a que aconteceu ontem, passando pela suspensão do alvará de funcionamento da agência ou mesmo uma intervenção administrativa por parte do Procon.

tribunadonorte

Nenhum comentário: