Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

GREEN NATION - Lixo é moeda de troca em feira livre

Catadores de materiais recicláveis podem trocar parte do lixo que recolhem por "moedas verdes". Este "dinheiro diferente" é usado para comprar alimentos em feiras livres da cidade de Umuarama, Paraná.

O círculo virtuoso beneficia a população local, principalmente catadores, pequenos produtores e a cidade que otimiza a gestão do lixo, deixando menor quantidade de resíduos em aterros.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, idealizadora do projeto, mais de duas mil famílias em vulnerabilidade econômica são beneficiadas e reconquistam o direito a uma alimentação saudável.

Além disso, outro grande benefício é o recolhimento de 20 toneladas de recicláveis por mês pela população. Este lixo é repassado para as cooperativas locais de reciclagem. Isso facilita o trabalho dos catadores que não precisam andar pelas ruas para pegar a matéria prima de seu trabalho.

Já os pequenos produtores rurais têm parte de sua renda garantida pois a prefeitura de Umuarama compra esses alimentos frescos deles.

A feira, montada a cada quinze dias, oferece 40 itens como bolachas caseiras, pães, peixes, geleias e outros alimentos.

Nenhum comentário: