Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ESTADO - Amílcar Maia toma posse como presidente do TRE

O desembargador Amílcar Maia tomou posse na última sexta-feira (30), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em substituição ao desembargador João Rebouças, que assume a Vice-Presidência e a Corregedoria. A gestão dos dois desembargadores vai até agosto de 2014. O presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, participou da solenidade.

Com o auditório do COJE tomado de autoridades, familiares, amigos e servidores, o desembargador Amílcar Maia agradeceu a presença de todos e disse que o foco de sua administração será prestar o melhor serviço à sociedade, já que a missão do TRE é zelar pelo sistema democrático representativo.

Ele destacou o trabalho desempenhado frente à Vice-Presidência e à Corregedoria. Agradeceu a atenção e cordialidade recebida pelo desembargador João Rebouças e disse que fará uma administração a quatro mãos, contando com a ajuda do colega de toga, com sua experiência e dedicação.

O presidente recém-empossado fez um paralelo entre o sistema de votação de quando iniciou sua carreira como magistrado até os dias atuais, com a recente instituição da biometria, que garante uma segurança inédita ao sistema.

Fez críticas a algumas formas de fazer política que ainda acontecem atualmente, o que gerou 2.599 processos perante a Justiça Eleitoral somente no ano de 2012, sendo a maior parte referente à captação ilícita de votos e abuso de poder econômico. Para ele, a grande reforma política deve partir do eleitor.

Ao final, homenageou os servidores que o ajudaram a fazer as correições eleitorais e o manual de práticas cartorárias. Homenageou também os familiares.

Nenhum comentário: