Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 21 de junho de 2013

MOVIMENTO PASSE LIVRE

NATAL - Natalense pinta a cara e vai à rua


Mais uma vez, os natalenses foram às ruas. Na capital potiguar, a quinta-feira (20) foi de caras pintadas, cartazes e pessoas de todas as idades nas ruas, demonstrando a insatisfação com problemas sociais, mau uso do dinheiro público, impunidade e corrupção. De acordo com a Polícia Militar, mais de 15 mil pessoas participaram da manifestação, percorrendo a BR-101, avenidas Salgado Filho, Bernardo Vieira, Prudente de Morais e Lima e Silva. A grande maioria do trajeto foi marcado pela ordem e tranquilidade. Os vândalos foram minoria e hostilizados pela população.


Buscando manter o movimento como apartidário, os manifestantes barraram o uso de bandeiras de partidos políticos logo no início do protesto. Logo na concentração, no shopping Via Direta, houve conflito entre pouco mais de 20 pessoas, rapidamente contornado. Membros de partidos de esquerda queriam seguir no manifesto com suas bandeiras, mas declinaram da ideia. Em seguida, a manifestação teve o início propriamente dita.


Pessoas que não tinham o costume de participar de manifestações populares foram às ruas com as caras pintadas e empunhando cartazes. Com a notícia sobre a redução do valor da passagem de ônibus a partir do domingo (23), o foco principal dos manifestantes passou a ser a PEC 37, o projeto sobre a "cura" gay e os gastos com eventos da Fifa no Brasil. Cartazes traziam cobranças aos governantes e a população entendeu que o movimento, realmente, está dando resultados.

"É muito bom ver que a população está nas ruas. Vim acompanhar com minha filha e estou bastante satisfeira com a forma como a manifestação ocorreu", disse a promotora do Meio Ambiente do Estado, Gilka da Mata. "Cobramos tanto que as pessoas se manifestem em favor do Meio Ambiente, e hoje temos que participar também dessa cobrança", completou.


A Polícia Militar acompanhou toda a movimentação de longe e, pelo que foi visto, evitou o acirramento de ânimos com o pequeno grupo de vândalos, que procurou tumultuar a manifestação. Na maioria dos casos, os atos isolados dos criminosos eram barrados pelos próprios manifestantes, que vaiaram todos atos de depredação. Foi o que ocorreu na avenida Salgado Filho, em frente ao colégio Contemporâneo. Um vândalo que usava capacete jogou uma bomba dentro da escola e utilizou um pedaço de madeira para bater contra a porta. Sem apoio e sob vaias, logo desistiu.



Contudo, um pouco mais à frente, o estrago dos vândalos foi mais sério. Eles atiraram pedras contra o supermercado Nordestão, nas portas de vidro do shopping Midway Mall, em três agências bancárias na Prudente de Morais e uma loja de artigos infantis. O único conflito de vândalos com a PM foi na sede do Governo do Estado.



Um grupo de aproximadamente 300 pessoas foi ao Centro Administrativo e teve confronto com a Polícia Militar. A Cavalaria e Batalhão de Choque conseguiram dispersar o grupo e ainda não há relatos sobre feridos e balanço sobre presos.



Por volta das 22h30, o protesto foi considerado encerrado. A Polícia Militar considerou a manifestação pacífica, apesar os atos isolados de vandalismo e ainda não há confirmação sobre possíveis novos protestos.

tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário: