Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 23 de maio de 2013

GUAMARÉ

Proerd de Guamaré apresenta trabalhos já desenvolvidos pelo o programa no município.




Instrutores do PROERD se reuniram hoje (22), no auditório da Câmara Municipal para apresentação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo o programa no município – Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O Policial Militar, Barros, abordou o funcionamento do programa explorando o seu fluxo de atendimento e a integração com os demais serviços. Também apresentou a dinâmica do Proerd nas escolas de Guamaré.


Participaram do encontro, representantes de diversos órgãos e entidades públicas envolvidas na rede, como secretários, vereadores, assessores, professores, diretores, polícia militar, o prefeito Hélio, o deputado Hermano Morais, tenente Willamy, major Flávio, a gerente da Caixa Econômica do município,   entre outros.
O prefeito Hélio demonstrou estar completamente comprometido com a questão da prevenção, achou o PROERD um programa imprescindível nas escolas do município e colocou a prefeitura a disposição do programa para um trabalho em parceria com a Polícia Militar. Hélio foi agraciado como amigo do PROERD.


Hermano Morais é parceiro do programa. O deputado esteve no evento e falou da importância de prevenir problemas sociais, como as drogas. “É importante que façamos um trabalho com vistas a cortar o mal pela raiz. Prevenir é melhor do que remediar, diz o ditado popular. Façamos então esse trabalho para manter nossas crianças livres das drogas”, disse. Hermano foi considerado amigo do programa.

O Major Flávio, que veio representando o coronel Araújo, falou da  importância do Proerd no estado e no município de Guamaré. Que permite uma filosofia da visão das decisões de cada pessoa.

O Major destacou que o programa vem com lições riquíssimas. Disse ainda que abraçava o programa, pois desde sua criação vem proporcionando um embasamento para as crianças e dos jovens seguir o melhor caminho.



“Nas reuniões são discutidos fluxos de atendimento; dificuldades na referência e contra-referência [encaminhamentos e retorno dos atendimentos realizados]; propostas para melhorar a interação entre os diferentes serviços envolvidos; e troca de informações para agregar conhecimento dos demais serviços”, explica coordenador do programa no município Policial Barros.

O PROERD é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.


Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais justa, saudável e feliz.

guamareemdia

Nenhum comentário: