Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO

Alunos da rede pública terão acesso a coleções de livros de literatura e didáticos

Investimento do MEC é de R$ 75 milhões. Acervo de 360 obras selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em 2013, será distribuído a 85,2 mil escolas públicas federais e das redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal.
 
Um acervo de 360 obras selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em 2013, será distribuído a 85,2 mil escolas públicas federais e das redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal. 

Do total de escolas, 50,5 mil oferecem matrículas dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e 34,7 mil são do ensino médio. O PNBE de 2013 atenderá 12,3 milhões de alunos do ensino fundamental e 7,4 milhões do ensino médio, com um investimento de R$ 75 milhões, na compra e distribuição.

Segundo o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Cesar Callegari, o objetivo é oferecer literatura de qualidade aos estudantes e fomentar a leitura nas escolas.

“Nosso grande desafio é capacitar professores para que eles possam fazer esse trabalho de mediação com os alunos”, disse. “A ideia é que eles conheçam o teor dos livros e possam usá-los adequadamente, apropriando-se do conteúdo e incentivando os alunos e seus familiares a ler.”

Durante o processo de seleção e formação dos acervos, o MEC estabeleceu parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa vai distribuir cerca de 6,7 milhões de volumes e as obras serão entregues também em formato digital acessível MecDaisy. 

Serão formados seis acervos distintos, com até 60 títulos cada, sendo três deles direcionados aos alunos dos anos finais do ensino fundamental e os outros três aos do ensino médio.

2012 - Neste ano, o programa atendeu as escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos (etapas de ensino fundamental e médio) e educação infantil (creches e pré-escolas).

Desenvolvido desde 1997, o PNBE promove o acesso à cultura e o incentivo à leitura a alunos e professores por meio da distribuição de obras literárias em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), verso (poemas e cantigas), livros de imagens e de história em quadrinhos. 

São enviados também periódicos de conteúdo didático e metodológico para escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio. Já o PNBE do Professor oferece obras de cunho teórico e metodológico.

Nenhum comentário: