Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 9 de outubro de 2012

CARNAUBAIS

Luizinho Cavalcante quebra tabu histórico

A eleição sucessória municipal deste ano na cidade de Carnaubais, região do Vale do Açu, pôs por terra um tabu histórico da cidade que, desde a conquista de sua emancipação política, social e administrativa, há 49 anos, jamais tinha dado a oportunidade de um gestor no exercício da atribuição conseguir  renovar o mandato. O estigma foi quebrado pelo atual prefeito, Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, "Luizinho" (PSB).

"Luizinho" elegeu-se para seu terceiro mandato a partir do dia 1º de janeiro de 2013 na chefia do Executivo carnaubaense. Será seu segundo mandato consecutivo no cargo. Na eleição municipal vivenciada  domingo último,7 de outubro,  ele saiu vitorioso conquistando um total de 4.042 votos (o correspondente a 53,74% dos votos válidos). 

Seu adversário, o empresário Dinarte Vieira Diniz (DEM), totalizou 3.480 votos (o equivalente a 46,26% dos votos válidos). O empresário, que na década de 90 havia exercido o mandato de vice-prefeito na cidade do Assú, chegou a conseguir um feito político que muitos duvidavam: unir as forças de oposição em torno de seu nome para derrotar o bloco governista municipal. 

Existia o argumento de que, coesa, a oposição conseguiria derrotar o projeto de reeleição do atual mandatário municipal. Este acabou sendo outro tabu vencido na disputa eleitoral de Carnaubais este ano.

INDICADORES
A estatística oficial referente ao pleito eleitoral de 7 de outubro no município de Carnaubais ainda registrou 113 votos brancos (1,42%); 321 votos nulos (4,03%); e um universo global de 7.522 votos válidos (94,54%).  Ao conseguir reeleger-se este ano,"Luizinho" se redimiu do revés eleitoral que havia sofrido oito anos antes. Em seu primeiro mandato, ao disputar a reeleição, ele acabou surpreendido e derrotado pelo ex-prefeito Zenildo Batista de Sousa (PMDB).

Nenhum comentário: