Memorial às vítimas de Covid

sábado, 20 de outubro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Derrotado nas urnas para Abelardo, Eider também prejudicou agricultores do município.  

Antes de mesmo de perde nas urnas para Abelardo, o prefeito Eider Medeiros (PMDB) já prejudicava os agricultores do município, pois ao ter tirado o município do estado de calamidade pública, decretado pelo governo do estado, os agricultores perderam tanto o direito ao seguro safra, como outros benefícios.

Nessa semana, o prefeito do município de Carnaubais estava avisando aos agricultores para não perderem as quatro parcelas que receberão por mês, os agricultores que tiveram perca pelo que foi plantado. 

Isso sem falar, os empréstimos que os agricultores podiam fazer com direito a longo prazo de carência, além de outros benefícios.

Os agricultores perderam todos esses, dentre outros benefícios, apenas porque o prefeito revogou o decreto de emergência para poder contratar por mais de R$ 700 mil o cantor Luan Santana, em julho desse ano.

Sobre o Programa
O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste do país, na área norte do Estado de Minas Gerais, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e na área norte do Estado do Espírito Santo ― área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), majoritariamente Semiárida ― que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS.

Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência  com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

O valor do Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo  GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

Nenhum comentário: