Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PENDÊNCIAS

Partidos, coligações e candidatos assinam TAC com a Promotoria e o juiz eleitoral


Aconteceu na última terça-feira, 10, na sede do fórum da Comarca, uma reunião com os candidatos, partidos e coligações que participaram do processo eleitoral do município para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e definir regras para as eleições desse ano.

Estavam presente o chefe do cartório eleitoral Antonio Eder, o juiz da Comarca, Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro, o promotor público Dr Marcos Adair Nunes, o delegado responsável pela 5ª região da Delegacia de Polícia Civil em Macau Antonio Pinto, o comandante do destacamento responsável pela DP do municipio subtenente Da Costa.

O objetivo da reunião fazer com que candidatos, partidos e coligações assinassem o TAC e garantir uma eleição tranquila.

Das 13 cláusulas existentes no TAC, o ponto que foi mais discutido foi a cláusula sétima, referente aos comícios. A novidade para essa eleição está na forma criada pelo MP e o juiz eleitoral, em dividir a cidade, onde uma coligação faria comicios e carreatas de uma lado da cidade, as outras duas dividiriam a outra metade da cidade. 

O representante da coligação do prefeito Ivan discordou da forma, mas devido a não ser apresentado outra alternativa viável, o juiz da comarca iria baixar uma portaria confirmando o novo formato.

O juiz pediu que o subtenente Da Costa falasse se a polícia tem efetivo suficiente, diante da negativa, o juiz disse que será baixada a portaria, mas os comícios em dias alternados.

Barulho não dá voto
"Eu não sei até que ponto fazer barulho com as motos, vai ganhar voto, eu acho que perde mais do que ganha"
Para o juiz da Comarca não é fazendo barulho nas motos que vai ganhar votos, "muito pelo contrário, acho que fazendo muita zuada, vai incomodar e as pessoas podem não ficar irritadas e não votar naquele candidato que está fazendo tanto barulho", comentou o juiz Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro.

Além do mais, o juiz já alertou que já delegou poderes aos policiais para apreender qualquer moto que esteja com o chamado cano cerrado.

O Promotor da Comarca, Dr Marcos Adair Nunes disse que essa eleição deverá ser silenciosa, marcada pela apresentação de propostas dos candidatos e, o Ministério Público estará atento para quem descumprir a lei.

O delegado da polícia civil, Antonio Pinto, que responde por dez cidades na região parabenizou a iniciativa da justiça em realizar um evento dessa magnitude e, classificou como saudável para o crescimento da democracia.

O novo comandante do destacamento, Sub Da Costa, disse que mesmo com pouco efetivo policial vai trabalhar incansavelmente.

Promotoria


Autoridades, candidatos partidos e coligações lotam sala de reuniões do fórum.

Promotor e juiz explicam as cláusulas e pede bom senso aos candidatos e coligações.

coligações e candidatos assinam TAC proposto pelo MP e o juiz eleitoral.

Nenhum comentário: