Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 11 de junho de 2012

IPANGUAÇU

Município obtém nota 9 nas políticas de Assistência Social junto ao Governo Federal

Os serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ipanguaçu foram classificados com nota 9 pelo Governo Federal, através da publicação dos Indicadores de Desenvolvimento do CRAS (IdCRAS). 

A nota, que está entre as maiores do RN e do país, é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo CRAS e às ações desenvolvidas via Secretaria de Ação Social. A avaliação foi realizada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através de censo realizado no ano de 2011 e divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social na última semana.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, a prefeitura vem mostrando que é possível fazer inclusão das populações menos favorecidas na sociedade. “É muito gratificante receber uma avaliação tão positiva. Isso mostra que estamos realizando um trabalho consciente e de qualidade. E temos ampliado o alcance de nossos programas, projetos e ações, o que pode ter contribuído para esse conceito “superior” no IdCras”, disse Cristina.

Centenas de crianças ipanguaçuenses são beneficiadas com ações de Assistência Social, recebendo desde um reforço escolar, à alimentação, atividades esportivas e culturais e atendimento psicológico, entre outros. Várias destas ações beneficiam diretamente também aos familiares desses jovens cidadãos. 

Entre jovens e adultos, também são promovidos cursos de qualificação profissional, que já capacitaram mais de 11% da população. Há ainda ações voltadas às gestantes, com palestras sobre temas diversos e, ao final do acompanhamento, distribuição de kit-enxoval.

“Buscamos mecanismos que melhorem a vida de nosso povo, dando a oportunidade às famílias que estão na área de risco social de se inserirem na sociedade, mostrando que basta apenas um incentivo do Poder Público para que o cidadão trabalhe e gere renda para sua família”, conclui a secretária Cristina.

Ampliação dos serviços

Para a secretária de Assistência Social de Ipanguaçu, Cristina Oliveira, a expectativa é que a Prefeitura possa inaugurar dois centros de convivência familiar ainda neste mês, nas comunidades de Pedrinhas e Pataxó. “É um pedido antigo destas comunidades. Já estamos concluindo os trabalhos para que possamos entregar essas novas sedes”, revela.

assessoria

Nenhum comentário: