Memorial às vítimas de Covid

sábado, 12 de maio de 2012

RELIGIÃO

Dia do Aniversário do Buda é instituído no calendário oficial brasileiro

No último dia 10 de abril, conforme o Diário Oficial da União (DOU), foi instituído o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni no calendário oficial de datas e eventos brasileiros. 

Segundo a publicação, assinada pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra da Cultura, Anna Hollanda, o Poder Executivo poderá, nos termos da lei, apoiar eventos ligados à comemoração da data, inclusive autorizando o uso de espaço público, visando à preservação da tradição religiosa e dos valores culturais.

Tradicionalmente, no Japão, o aniversário é comemorado no dia 8 de abril. Contudo, no Brasil, a data escolhida foi o segundo domingo de maio, ou seja, já poderá haver festividades daqui dois dias, junto com o Dia das Mães. Segundo dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, há no Brasil cerca de 200 mil praticantes do budismo.

Além da criação da data curiosa, outros cinco dias “especiais” foram implementados ao calendário brasileiro esta semana. No mesmo dia 10, a presidente sancionou lei nº 12.625, que instituiu 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo, a ser celebrado anualmente, em todo o território nacional.

Já a data de 17 de outubro, a partir da lei nº 12.624, será marcada pelas comemorações do Dia Nacional da Música Popular Brasileira. O marco é a data natalícia da compositora maestrina Chiquinha Gonzaga e entrou no calendário de “efemérides nacionais”, segundo a publicação.

Outra data instituída esta semana foi a do Dia Nacional do Atleta Paraolímpico, por meio da lei nº 12.622. A partir de então a data de 22 de setembro integrará o calendário oficial de eventos brasileiros.

A presidente também sancionou a lei nº 12.621 para instituir o Dia Nacional do Maquinista Ferroviário, que será comemorado anualmente no dia 20 de outubro. 

Além disso, quem também ganhou vez no calendário brasileiro foi o Cooperativismo de Crédito, que será comemorado no dia 28 de dezembro a partir de 2012.

Contas Abertas.

Nenhum comentário: