Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 15 de março de 2012

EDUCAÇÃO 

Governo vai convocar mil professores
MAGNOS ALVES
Da Redação

A primeira lista de convocação dos aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) até a próxima sexta-feira, 16. Foi o que garantiu a Coordenadora de Recursos Humanos da SEEC, Ivonete Bezerra da Costa. 

A convocação tinha sido prometida para a semana passada, mas o atraso no levantamento do quadro de professores impediu o chamamento.

Ivonete informou que a lista de convocados estava sendo fechada na tarde dessa terça-feira, 13, em conjunto com a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH). A coordenadora adiantou que serão convocados 1.013 servidores, sendo 1.000 professores e 13 pedagogos.

Ivonete afirmou que o número de convocados atende às necessidades verificadas após o resultado do levantamento do quadro de professores e servidores. "O quantitativo vai cobrir a emergência inicial deste ano", assegurou a servidora.

O quadro de professores, na verdade, continua sendo complementado com profissionais contratados temporariamente. São 1.300 temporários com contratos prorrogados até junho próximo. Segundo Ivonete, novas convocações devem ser feitas até o meio do ano para a substituição dos temporários. "Também fizemos uma força tarefa para colocar professores que estavam em outras funções de volta à sala de aula", acrescentou.

Os convocados terão prazo de 30 dias para apresentação de documentação exigida (veja no infográfico), passagem pela junta médica e posse no cargo. Em casos de não preenchimentos de vagas, nova convocação será feita.

Os municípios de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros receberão unidades descentralizadas da junta médica por período de dois dias, cujas datas serão publicadas também no DOE até sexta-feira.

Os convocados que não se apresentarem nessas regionais, terão nova oportunidade na junta médica permanente instalada em Natal na sede da SEEC, que atenderá também os polos das cidades da região metropolitana.

O concurso da educação contou com mais de 30 mil candidatos inscritos e 13 mil aprovados na primeira etapa, composta de provas objetivas (1ª Fase) e de redação (2ª Fase).
 
Professores iniciam paralisação de três dias a partir de hoje
Começa hoje, 14, e prossegue até a próxima sexta-feira, 16, a paralisação de três dias dos professores da rede municipal de ensino. O movimento tem como objetivo pressionar a Prefeitura de Mossoró a cumprir a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional na integralidade. Mas, segundo a prefeitura, o piso já está sendo cumprido e o protesto é incoerente e inaceitável.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) destaca que a paralisação faz parte da luta para que a prefeitura pague o piso com o reajuste de 22,22% e também cumpra a lei no que se refere à jornada de trabalho. O sindicato vai desenvolver algumas atividades durante os dias da paralisação. Entre elas está o acampamento em frente ao Palácio da Resistência, sede da prefeitura.

Entretanto, a gerente municipal da Educação, Ieda Chaves, ressalta que o sindicato não tem nenhum motivo para fazer a paralisação em Mossoró. Segundo ela, o piso foi implantado desde 2009 "e a prefeitura, na verdade, paga acima do estabelecido". "O salário para uma jornada de 30 horas é de R$ 1.088,00, enquanto que a prefeitura paga R$ 1.217,00", destacou.

Ieda disse que a paralisação vai prejudicar mais de 20 mil crianças, sendo 8 mil da educação infantil, além de representar prejuízos para o Município. "Parte da merenda escolar, que já está comprada para esse período de paralisação, vai se perder", concluiu a gerente.

Fonte: Defato.com

Nenhum comentário: