Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 28 de março de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Conheça um pouco da história do município e as homenagens de empresas e empresários.

A cidade antes e depois da chegada do petroleo aliada ao um governo equilibrado, só poderia resultar em progresso.

Nas primeiras décadas do século XIX já existia na área uma pequena fazenda agrícola. Em meados desse século, a fazenda foi adquirida pelo capital Joaquim Rodrigues Ferreira. Nela, aproveitando uma elevação natural do terreno, à margem do Rio Açu, o novo proprietário construiu uma ampla casa, dando início a um povoamento.


 

O nome Alto do Rodrigues, que homenageia a família do fundador da cidade, foi surgindo aos poucos como referência ao local onde a casa do fazendeiro estava instalada. Joaquim Rodrigues Ferreira foi fazendeiro e chefe político nos municípios de Macau e Pendências.


No ano de 1880, a casa grande de Joaquim Rodrigues ainda era a única edificação do lugar, mas gradualmente começaram a surgir nos anos que se seguiram esparsas casas de taipa construída para abrigo das famílias de trabalhadores nas lavouras e vaqueiros da fazenda. Posteriormente, mais famílias vieram morar na área fugindo das cheias do Rio Açu.


O pequeno povoado passou, então, a desenvolver as atividades da pecuária e da agricultura com o plantio de algodão e a exploração de cera de carnaúba.

Alto do Rodrigues foi distrito de Macau até o ano de 1953, quando Pendências passou a jurisdicionar o povoado. Durante 10 anos, Alto do Rodrigues foi o principal centro demográfico do município de Pendências.

A emancipação política veio em 28 de março de 1963, durante o governo de Aluízio Alves, com Alto do Rodrigues em franco desenvolvimento, sendo desmembrado de Pendências, por força da Lei nº 2.859. Seu primeiro administrador escolhido por nomeação, Luiz Moreira da Silva, que governou a cidade por apenas 9 meses.


Localizado na região do Vale do Açu distante de Natal, cerca de 200 km, Alto do Rodrigues tem uma área de 200 quilômetros quadrados de extensão, onde vivem quase 13 mil pessoas.

 



Nenhum comentário: