Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

 NATAL

Ministério da Saúde avalia Natal fora do risco de epidemia de dengue
Natal recebeu uma grande notícia do Ministério da Saúde. Pela primeira vez em 12 anos, a cidade foi considerada fora do risco de epidemia de dengue. A avaliação positiva levou em conta os dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypt (LIRAa).

Aplicada em todas as regiões do Brasil, a metodologia revelou que para cada 100 domicílios visitados em Natal, 0,8% havia a presença do mosquito da dengue. Conforme preconiza o Ministério da Saúde, o município não corre risco de epidemia de dengue por apresentar índice abaixo de 1%. O fato é inédito.

Na avaliação da diretora do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiana Souto, vários fatores contribuíram para o município ser considerado satisfatório dentro dos parâmetros que medem os riscos de infestação do Aedes aegypt, o transmissor da dengue. As medidas de prevenção e trabalho da Prefeitura de Natal foram fundamentais.

Ela cita a contratação de 150 novos agentes de endemias, que se juntaram aos 300 em atividades de campo para o tratamento focal. Esta medida, por exemplo, reduziu o retorno do agente em cerca de 30 dias ao domicílio. Antes era de 90 dias, agora é de 60 dias.

Nenhum comentário: