Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 5 de abril de 2022

ALTO DO RODRIGUES - Aberta a Semana de Conscientização do Autismo


A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e da Assistência Social (SEMTHAS) deu início nesta segunda-feira (4) a programação da "Semana de Conscientização do Autismo", na escola municipal Francisco de Oliveira Melo.

A abertura do evento foi iniciada por volta das 8hs, com a participação do prefeito Nixon Baracho, o presidente da Câmara Municipal vereador Bastista de Zé de Cícero, da primeira dama e secretaria de Assistência Social, Gerlane Baracho, os secretários municipais Antônio Flávio (Saúde), Irani Cunha (Educação), Giovane Filho (Comunicação Social), profissionais da educação, equipe do Cras, Conselho Tutelar e estudantes.

Representando as mães dos portadores de autismo e da Associacão de Mães e Amigos dos Autistas do Vale do Assu (AMAAVA), a Sra. Joiciane Maiara Alves Ferreira, em sua participação agradeceu a equipe multidisciplinar do município de Alto do Rodrigues pelo trabalho que tem desenvolvido em prol dos portadores de autismo e com os familiares.

"A gente sofre diariamente com o preconceito. Existem relatos de mães que têm vergonha de sair com os filhos autistas, porque quando eles estão "sobrecarregados" as pessoas acabam se assustando. Gostaria de agradecer ao prefeito Nixon que está sempre disposto a ouvir nossas ideias no sentido de melhorar a situação com relação as pessoas portadoras de autismo aqui em Alto do Rodrigues".

A secretária de Assistência Social, Gerlane Baracho, reafirmou o apoio da Prefeitura através de sua pasta e destacou a emissão da carteira do autista como uma forma de identificar os portadores, e revelou que nestes últimos meses, considerando o período iniciado em outubro do ano passado, já foram emitidas 12 carteiras. Gerlane também enfatizou a importância de a atual gestão ter instituído a "Semana de Conscientização do Autismo", no calendário municipal.



A gestora da educação municipal, Irani Cunha, lembrou da criação da equipe multidisciplinar em 2013, justamente para cuidar e acompanhar casos de estudantes portadores de necessidades especiais no âmbito escolar. Ela também destacou a importância da frequência escolar desse grupo de estudantes. A secretaria salientou que o município conta com mais de 50 cuidadores, que são servidores contratados exclusivamente para atender especificamente estudantes que apresentam algum tipo de necessidade especial.

O secretário de Saúde, Antônio Flávio, observou a necessidade de tratar sobre o tema com mais frequência e de se manter uma comunicação com relação ao autismo de maneira que essas informações cheguem a população e facilitem o diagnóstico cada vez mais rápido. Ele informou que a gestão municipal contratou de forma inédita um neuropediatra para realizar atendimentos médicos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e que o município vem priorizando investimentos na reestruturação e melhorias na área de saúde para cuidar da população.

O presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, vereador Batista de Zé de Cícero, agradeceu aos professores e ao chefe do poder executivo municipal pelo cuidado com os portadores de autismo no âmbito escolar e colocou o poder Legislativo a inteira disposição da população para ajudar no que for necessário.

Por sua vez, o prefeito Nixon Baracho, solicitou aos secretários municipais envolvidos diretamente com o tema para que somem esforços no sentido de ajudar as famílias a superar as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia com os portadores de necessidades especiais e que está pronto pra trabalhar cada vez mais pela saúde de seus munícipes.

Nenhum comentário: