Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 15 de maio de 2018

ELEIÇÕES.- Pesquisa CNT/MDA: Sem Lula, Bolsonaro lidera e empata com Marina no 2º turno


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a primeira colocação em pesquisa de intenção de voto CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira no cenário em que aparece como candidato, enquanto o deputado Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança nos cenários sem o petista.
Lula registrou 32,4% das intenções de voto, à frente de Bolsonaro (PSL), com 16,7%, e Marina Silva, da Rede, com 7,6%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 5,4, Geraldo Alckmin (4%), Álvaro Dias (2,5%), Fernando Collor (0,9%), Michel Temer (0,9%), Guilherme Boulos (0,5%), Manuela D´Ávila (0,5%), seguidos por João Amoêdo (0,4%), Flávio Rocha (0,4%), Henrique Meirelles (0,3%(, Rodrigo Maia (0,2%) e Paulo Rabello de Castro (0,1%). Votariam branco ou nulo 18 dos entrevistados, e os indecisos correspondem a 8,7%.
Ciro inverte posicionamento do levantamento anterior e passa a figurar numericamente à frente de Alckmin, embora ainda tecnicamente empatado com ele, em todos os cenários pesquisados em que o tucano aparece.
Na pesquisa anterior, de março, em cenário com Lula, o petista tinha 33,4%, Bolsonaro tinha 16,8% e Marina aparecia com 7,8%, seguida de Alckmin, que registrava 6,4% dos votos.
Em cenário sem Lula, Bolsonaro aparece no levantamento deste mês em primeiro lugar com 18,3%, à frente de Marina, com 11,2 %, e com Ciro Gomes, do PDT, em terceiro, com 9%. Geraldo Alckmin aparece com 5,3%, Álvaro Dias (3%), Fernando Haddad (2,3%), Fernando Collor (1,4%), Manuela D´Ávila (0,9%), Guilherme Boulos (0,6%(, João Amoêdo (0,6%), Henrique Meirelles (0,5%), Flávio Rocha (0,4%), Rodrigo Maia (0,4%), Paulo Rabello de Castro (0,1%). Votos brancos e nulos somam 29,6%, e indecisos, 16,1%.
No levantamento de março, Bolsonaro tinha 20% no cenário sem Lula, enquanto Marina aparecia com 12,8%. Em seguida vinha Alckmin, com 8,6 por cento, e Ciro, com 8,1 por cento.
A pesquisa desta segunda apontou ainda um alto índice de rejeição a todos os pré-candidatos, o que traz ainda mais indefinição ao cenário eleitoral.
Também foi identificado um aumento da rejeição a Alckmin. O percentual de entrevistados que declarou que não votaria “de jeito nenhum” no ex-governador de São Paulo passou de 50,7 % em março para 55,9 % em maio.
Nos cenários de simulação de segundo turno, Lula é o vencedor em todas as disputas em que aparece como candidato. Sem o petista, Bolsonaro é quem aparece na liderança em quase todos os cenários, mas o deputado empata com a pré-candidata da Rede, ambos com 27,2%, e também ocorre um empate técnico dele com Ciro Gomes. Nesse caso Bolsonaro tem 28,2% das intenções de voto, e o pré-candidato do PDT acumula 24,2%.
HONESTIDADE COMO CRITÉRIO DE ESCOLHA
Para 65,6% dos entrevistados, a honestidade do candidato a presidente da República será o principal fator levado em consideração; 47,7% considerarão novas propostas para o Brasil; 26,4%, a trajetória de vida; 12,1% considerarão se o candidato é novo no meio político; 5,9% o partido político ao qual o candidato pertence; 3,4% se ele é do meio empresarial.
A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em 137 municípios, entre os dias 9 e 12 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Lula está preso há mais de um mês em Curitiba. Ele cumpre pena de 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá. Ele deve ficar inelegível e consequentemente impedido de entrar na disputa por causa da Lei da Ficha Limpa.
O GLOBO

Nenhum comentário: